Blog Clara Nunes: Festival Clara Nunes 2013

13 agosto 2013

Festival Clara Nunes 2013

Grupo de Choro Palácio das Artes se apresenta em Caetanópolis

Praça Antonio Mascarenhas - Caetanópolis
ENTRADA GRATUITA
choro-site
Como parte da programação do 8º Festival Cultural Clara Nunes, o Grupo de Choro Palácio das Artes chega à cidade de Caetanópolis (MG), com um repertório que inclui composições de Pixinguinha, Waldir de Azevedo, Jacob do Bandolim e Tom e Dito. O evento acontece na Praça Antonio Mascarenhas, em 16 de agosto, e tem entrada gratuita.
Natural de Caetanópolis, Clara Nunes foi uma das maiores intérpretes do país. Pesquisadora da música popular brasileira, de seus ritmos e de seu folclore, Clara também viajou várias vezes para a África, representando o Brasil. Clara Nunes seria uma das cantoras que mais gravariam canções dos compositores da Portela, sua escola do coração. Também foi a primeira cantora brasileira a vender mais de 100 mil cópias. Faleceu em 1983, no Rio de Janeiro.
Caetanópolis fica a 100 km de Belo Horizonte, pela BR-040, em direção a Brasília. Em agosto de 2006, a Prefeitura Municipal lançou o 1º Festival Cultural Clara Nunes, com o objetivo de desenvolver a cultura no município e região. O Festival  faz parte calendário cultural da cidade e todo ano é realizado em agosto, mês de nascimento da cantora Clara Nunes.
Saiba mais:
Formado em 2007 como projeto do Curso de Música do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Cefar), o Grupo de Choro Palácio das Artes integra a política do Governo do Estado de fomento e promoção de jovens talentos, alunos e ex-alunos realizada pela Fundação Clóvis Salgado.
O grupo se apresenta no Grande Teatro do Palácio das Artes, em espaços públicos da cidade de Belo Horizonte, cidades do interior do Estado e em festivais do gênero, contemplando a execução de obras de nível técnico avançado, que valoriza esse gênero marcante da música brasileira.
A elaboração de arranjos pelo Grupo de Choro possibilita a criação de uma linguagem própria bastante peculiar, permitindo que os jovens integrantes desenvolvam sua capacidade técnica, sua habilidade de criação e interpretação de um estilo brasileiro nacional e internacionalmente reconhecido pela riqueza e diversidade. A professora do Cefar Marilene Trotta é a coordenadora musical do grupo.
O Grupo de Choro Palácio das Artes é formado por André Milagres (violão sete cordas), Lucas Coimbra e Marcos Danilo (violão), Robert Vinícius (cavaquinho), Jean Pedrosa (bandolim), Flávio Cravo e Rodrigo Heringer (percussão), Gleisson Queiroz (trompete), Miguel Praça (trombone), e Osmar Júnior e Daniel Dejero* (saxofone). * Músico trainee

PROGRAMA:
1) ROSA
Pixinguinha
2) VIBRAÇÕES
Jacob do Bandolim
3) CARINHOSO
Pixinguinha
4) PEDACINHO DO CÉU
Waldir Azevedo
5) SANTA MORENA
Jacob do Bandolim
6) CARIOQUINHA
Waldir Azevedo
7) RECEITA DE SAMBA
Jacob do Bandolim
8) ASSANHADO
Jacob do Bandolim
9) BRASILEIRINHO
Waldir Azevedo
10) DELICADO
Waldir Azevedo
11) A GRANDE FAMÍLIA
Tom e Dito

Fundação clóvis salgado 

Nenhum comentário: