Blog Clara Nunes: Eterna Guerreira- Festival Clara Nunes -Jornal Estado de Minas

11 agosto 2013

Eterna Guerreira- Festival Clara Nunes -Jornal Estado de Minas

Eterna guerreira »

Festival homenageia Clara Nunes em sua terra natal a partir desta segunda-feira

Alcione será uma das atrações da programação em Caetanópolis, que celebrará o legado da cantora mineira e a força do samba

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar 
Walter Sebastião - EM CulturaPublicação:11/08/2013 00:13Atualização:11/08/2013 11:19
Troféus expostos no Memorial Clara Nunes, em Caetanópolis  (Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Troféus expostos no Memorial Clara Nunes, em Caetanópolis
A partir desta segunda-feira até o dia 18, o 8º Festival Clara Nunes vai movimentar Caetanópolis, na Região Central de Minas Gerais. Shows, teatro, cinema, oficinas de arte e exposições estão programados no evento, que celebra a arte da “Guerreira” e a cultura brasileira.

As atividades têm entrada franca e serão realizadas na Casa de Cultura e na Praça da Matriz. “Essa ação cultural recorda a filha ilustre de nossa cidade e o seu legado. Valoriza também o samba, os artistas da terra e os ritmos de Minas”, afirma Márcio Guima, sobrinho de Clara Nunes (1943 – 1983), que completaria 70 anos nesta segunda.

Sábado, às 20h, Alcione vai fazer show em Caetanópolis para homenagear a amiga. “Clara Nunes continua tendo importância fundamental para a MPB”, ressalta Márcio Guima, lembrando que em 2013 se completaram 30 anos de sua morte. Um motivo de satisfação para ele é ver artistas importantes da nova geração – como as cantoras Aline Calixto, Fabiana Cozza, Carla Visi, Mariene de Castro e Valéria de Oliveira – prestando tributo à mineira. Essas homenagens deram origem a shows e discos. Cinco delas ocorreram no ano passado, “cada uma a seu jeito”, conta Guima.

O show de Alcione, muito amiga de Clara, terá gostinho especial. “Com unhas e dentes, as duas defenderam o samba”, afirma Márcio. Prova da forte presença da cantora na cultura brasileira foi o lançamento de biografia e de minissérie na TV, a abertura do Memorial Clara Nunes, em Caetanópolis, e o projeto de um documentário.

Ainda há material inédito sobre a cantora, revela o sobrinho, citando especiais gravados por ela para várias emissoras de TV que poderiam se tornar DVD. “São poucos registros em imagem de Clara. Basicamente, só clipes feitos para o Fantástico”, observa.

Oportunidade  


“O Festival Clara Nunes é um momento de diversidade artística e cultural em praça pública”, resume Silvânia Ramos de Araújo, secretária de Desenvolvimento Municipal, Cultura e Esportes de Caetanópolis. Ela chama a atenção para a oportunidade de artistas da cidade mostrarem seu trabalho.

A cidade faz parte do Circuito das Grutas e está no caminho para Maquiné. Silvânia considera positivos os resultados do evento. “Cidades do interior precisam se estruturar tecnicamente em turismo e arte para poderem saborear a verdadeira cultura brasileira”, conclui a secretária.

SHOW


- Alcione e banda
- Gabrielzinho do Irajá
- Fernando Augusto
- Márcio Guima
- Bira da Vila
- Banda K22
- Marcos Diniz
- Suelen Franco
- Compadre Washington
- Grupo de Choro do Palácio das Artes
- Amigos da Viola
- Euterpe Santa Luzia

8º FESTIVAL CULTURAL CLARA NUNES

De segunda (12) a dia 18. Praça da Matriz e Casa de Cultura de Caetanópolis. Informações: (31)3714-7430.

Nenhum comentário: