Blog Clara Nunes: Linda homenagem

21 março 2013

Linda homenagem


21/03/2013 14h30 - Atualizado em 21/03/2013 14h30

Aline Calixto regrava canção



eternizada 


 

na voz de Clara Nunes


Releitura de 'Conto de Areia' tem participação do rapper Emicida. 
Faixa pode ser baixada gratuitamente a partir desta quinta-feira (21).

Raquel FreitasDo G1 MG
Comente agora
Aline Calixto diz que, no início da carreira, era comparada a Clara Nunes (Foto: Henrique Falci/Divulgação)Aline Calixto diz que, no início da carreira, era
comparada a Clara Nunes
(Foto: Henrique Falci/Divulgação)
Clara Nunes cantou e eternizou com sua voz a história do amor de uma morena e de um canoeiro, que se lança nas águas de Iemanjá.  Prestes a completar 30 anos da morte da cantora mineira, a canção “Conto de Areia”, uma das mais marcantes de todo seu repertório, ganha releitura, unindo samba e hip hop. Os responsáveis por esta versão são carioca de alma mineira Aline Calixto e o paulista Emicida. Além da interpretação da sambista da nova geração, a música ganhou versos escritos pelo rapper. Nesta quinta-feira (21), a faixa, de autoria de Romildo S. Bastos e Toninho Nascimento, foi disponibilizada para download.
No início da carreira, Aline Calixto conta quem não eram poucas as pessoas que comparavam o seu trabalho ao de Clara Nunes. “Ela deixou uma lacuna na música, principalmente no seguimento do samba. Então, sempre que surge uma sambista, buscam traços da Clara Nunes”, comenta. Hoje, com dois álbuns gravados, ela diz que as comparações cessaram.
Segundo a cantora, Clara Nunes sempre esteve presente dentro de seu universo de inspiração, assim como Beth Carvalho e Maria Bethânia. O primeiro contato com a obra da "guerreira" veio por meio de seu pai – que era dono de um bar, onde havia música ao vivo – e de sua mãe – uma grande fã da intérprete.
Em 2 abril de 1983, a música perdia Clara Nunes  (Foto: Reprodução/TV Globo)Em 2 abril de 1983, a música perdia Clara Nunes
(Foto: Reprodução/TV Globo)
A aproximação mais efetiva com as canções de Clara Nunes se deu há menos de um ano, quando a jovem sambista foi convidada para participar de um show em homenagem à cantora, que, se estivesse viva, teria 70 anos. A apresentação foi realizada em Belo Horizonte, justamente no dia 12 de agosto, data do nascimento de Clara Nunes. Aline Calixto diz que não foi fácil “peneirar” as 15 canções que fizeram parte do repertório do espetáculo e que se surpreendeu com o resultado. “Gostei muito, o público recebeu muito bem, com uma euforia que assustou um pouco. Ela faz parte da memória afetiva de muita gente”, pontua.
Passado o espetáculo, Aline Calixto quis continuar as homenagens à cantora. Desta vez, de uma forma mais “eficaz”, emprestando sua voz para continuar a eternizar uma das mais representativas canções de Clara Nunes. “Conto de Areia” é uma das preferidas de Aline Calixto, ao lado de “Morena de Angola” e “Fuzuê”. Entretanto, não foi somente a predileção que fez com que a sambista da nova geração escolhesse regravar a canção. “Foi a música que a lançou efetivamente para a grande mídia, é um grande sucesso, tocada em toda roda samba”, justifica.
Paralelamente à vontade de dar voz à faixa, Aline Calixto estreitava a parceria com Emicida, músico que conheceu em bastidores de apresentações e, que, segundo ela, tem o "dom da palavra". A cantora conta que, no início deste ano, foi convidada pelo rapper para participar de um show dele, e devolveu o convite. “Que tal gravar comigo? Vamos pegar este foguete?”, disse ela a Emicida, que aceitou o desafio.
Aline Calixto e Emicida juntos no palco (Foto: Instinto Coletivo)Aline Calixto e Emicida juntos no palco
(Foto: Instinto Coletivo)
A participação do paulistano, diz Aline Calixto, trouxe algo de muito especial à gravação. “Ele simplesmente fez um texto maravilhoso, os versos que ele criou para a música são muito bonitos, de uma poesia que é difícil de encontrar hoje em dia, e até a forma de recitar é muito diferente, tocante”. Para ela, além da parceria, a combinação entre samba e hip hop funcionou bem. “São gêneros que dialogam até pelo local de origem. Os dois surgiram na periferia, e têm linguagem parecida”, avalia.
Gravada entre Belo Horizonte e São Paulo, a releitura de “Conto de Areia” teve produção musical e arranjos do músico mineiro Thiago Delegado, este parceiro de longa data de Aline Calixto. Por enquanto, a canção estará disponível para download gratuito na página da cantora em uma rede social. Também haverá um “web clipe”, registrado na passagem de Aline Calixto em São Paulo, no início de 2013. Mas, em breve, a música deve passar a integrar o repertório de um novo trabalho. Ainda no primeiro semestre, a sambista vai gravar, em Belo Horizonte, o primeiro DVD, e a canção de Clara Nunes não deve ficar de fora do repertório.

Nenhum comentário: