Blog Clara Nunes

14 agosto 2015

Clara Nunes 73 anos: conheça bastidores do primeiro disco da cantora

Produtor descobridor da cantora, Adelzon Alves, detalhou início de carreira de Clara Nunes
Clara Nunes nasceu em 12 de agosto de 1942
Clara Nunes nasceu em 12 de agosto de 1942 Divulgação
Conhecido como o descobridor de Clara Nunes, o produtor e radialista Adelzon Alves, também apresentador do programa "Adelzon Alves, O Amigo da Madrugada",  conta o momento histórico em que ela chega à gravadora Odeon, vinda de Minas Gerais, no início da década de 70.

O depoimento foi dado ao apresentador do Ponto do Samba, Rubem Confete, na quarta-feira (12), data em que Clara Nunes completaria 73 anos. A cantora faleceu aos 40 anos, no auge de sua carreira, em morte repentina que chocou o país.

Clique no player acima e ouça o depoimento na íntegra.

Ela chegou para gravar um disco de 'baladas', seguindo o modismo da época. Adelzon foi convidado a dirigi-la e, devido ao envolvimento dele com o samba, apresentou um projeto detalhado para a carreira da então desconhecida cantora mineira.

Ouça três músicas da cantora de Clara Nunes aqui 

Durante a reunião que definiu o destino de Clara, Adelzon conta o que falou na época, para a direção da Odeon: "Depois que a Carmen Miranda morreu, nenhuma artista, cantora, brasileira, teve uma imagem afrobrasileira. Elis é jazzística, Gal é tropical, mas ninguém assumiu a linha de samba autêntico, de samba de raíz", disse. A ideia emplacou, mas ninguém, nem mesmo Adelzon, esperava o sucesso que Clara Nunes faria.

Clara Nunes foi a primeira mulher a figurar no topo da lista de vendas de discos no Brasil, quebrando um tabu, na opinião de Adelzon.

Ouça o depoimento clicando no player acima e descubra a história de Clara Nunes contada por quem estava ao seu lado na época.

Ponto do Samba vai ao ar de segunda a sexta, às 13h30, na Nacional do Rio de Janeiro

http://radios.ebc.com.br/ponto-do-samba/edicao/2015-08/clara-nunes-73-anos-conheca-bastidores-do-primeiro-disco-da-cantora

Um comentário:

Anônimo disse...

Só uma correção.
Clara chegou na Odeon na segunda metade dos anos 1960 .
E ela pediu a Milton Miranda que Adelzon produzisse os seus discos a partir de 1971.