Blog Clara Nunes: Musical de sucesso abre o X Festival Clara Nunes

06 agosto 2015

Musical de sucesso abre o X Festival Clara Nunes


O Sesi no Palco apresenta o espetáculo "Deixa Clarear"

Espetáculo que traz a vida e obra de Clara Nunes é apresentado no dia em que se comemoraria 73 anos da cantora

03/08/2015 às 17h05
Aa
Aos sons dos apitos da fábrica Cedro Têxtil S.A, Clara Nunes modulou sua voz para encantar o público brasileiro. No dia 12 de agosto de 2015 a artista comemoraria 73 anos, data em que a empresa onde tudo começou completa 143 anos, e o dia em que o público de Caetanópolis assistirá o musical Deixa Clarear, que vem conquistando o Brasil ao contar a vida e obra da “Guerreira”. O espetáculo será realizado na Praça da Matriz, às 20h, com entrada gratuita, e integra o 10º Festival Cultural Clara Nunes. Uma iniciativa do Serviço Social da Indústria de Minas Gerais (SESI MG) como parte do projeto SESI no Palco em homenagem à aclamada “Voz de Ouro” que encanta gerações.

Clara Nunes, natural de Caetanópolis, ou “A Guerreira”, como era conhecida, marcou a história da música brasileira e ganhou o mundo ao cantar o melhor do samba. Dividia o tempo entre a tecelagem e o coral e tem lugar garantido na memória e no coração dos apaixonados por música. Não é à toa que é homenageada no musical “Deixa Clarear”, com atuação de Clara Santhana, direção de Isaac Bernat e texto de Márcia Zanelatto, e já alcançou público de 50 mil pessoas pelo país.

Para o Diretor Presidente da Cedro Têxtil, homenagear Clara Nunes é sempre muito importante. “Ela não só iniciou a sua trajetória profissional na Cedro como tecelã, mas também nasceu no mesmo dia da fundação da empresa e foi admitida também nesta mesma data, o dia 12 de agosto. É uma feliz coincidência que nós temos muito orgulho de valorizar e poder contar através do acervo profissional da Clara que está exposto em nosso Museu, na cidade de Caetanópolis”, acrescenta. Detalhes sobre a vida da cantora na empresa também podem ser conferidos no Museu Têxtil Décio Mascarenhas, situado na Fábrica da Cedro, em Caetanópolis, com acervo de mais de mil peças, o mais completo museu têxtil do país.

O espetáculo “Deixa Clarear” é atração do projeto “SESI no Palco”, iniciativa do Serviço Social da Indústria de Minas Gerais (SESI MG) com intuito de levar mais cultura para a sociedade, a indústria e seu trabalhador. Para o Gerente de Cultura do SESI MG, Thiago Maia, “contar aos industriários a história de uma tecelã que se tornou um dos grandes nomes da MPB, mostrar sua vivência dentro das fábricas, é mostrar a eles como todos são talentosos por si só. Levar cultura ao trabalhador é fortalecer e contribuir para a economia, ao melhorar sua qualidade de vida a empresa sente o reflexo em sua produção, em maior competitividade e baixa no absenteísmo”, ressalta.

Ao longo do ano serão apresentações artísticas de dança, teatro, música, nos espaços culturais do SESI e em praças públicas, todas gratuitas.

O Musical
“Deixa Clarear, musical sobre Clara Nunes” tem como protagonista a atriz carioca Clara Santhana, idealizadora do projeto e apaixonada pela obra da cantora mineira. O espetáculo é o encontro das duas Claras: a atriz e a cantora. Para a pesquisa e preparação do espetáculo, Clara esteve em Caetanópolis, MG, onde realizou entrevistas com Dindinha, irmã da cantora e visitou o Memorial Clara Nunes, onde estão expostos seus figurinos e prêmios. 

Durante os 75 minutos de duração, o musical apresenta várias fases da carreira e da vida de Clara Nunes e tem como ponto alto a música, que atua como uma extensão da cena.  Estão lá clássicos da cantora, como “O canto das três raças” (Paulo Cesar Pinheiro/ Mauro Duarte) e “Na linha do mar” (Paulinho da Viola), “Morena de Angola” (Chico Buarque), “Um ser de luz” (João Nogueira/Paulo Cesar Pinheiro e Mauro Duarte) e “O mar serenou” (Candeia), entre outras. O espetáculo mistura música e poesia para contar, de forma delicada, um pouco da trajetória de Clara Nunes, com o objetivo de incentivar a juventude a valorizar a música brasileira e suas raízes genuínas. “Nossa ideia é apresentar o legado de Clara Nunes para as novas gerações”, explica Clara Santhana. A atriz se apresenta acompanhada da banda formada por Luciano Fogaça (percussão) e Bidu Campeche (percussão/ cavaquinho), Felipe Rodrigues (violão) e João Gabriel (flauta/sax tenor).

O musical estreou em 2013 no Teatro Café Pequeno, como uma homenagem aos 30 anos de morte da cantora mineira.  Com o sucesso, seguiu para o Teatro das Artes, o Teatro João Caetano e, desde então, já rodou por cidades como Niterói, Resende, Araxá (MG) e Goiânia (GO). “O mérito desse sucesso está na brilhante atuação de Clara Santhana, na direção cuidadosa do Isaac Bernat e na nossa excelente equipe de produção”, afirma a autora Márcia Zanelatto.

A atriz Clara Santhana é dirigida por Isaac Bernat, que recentemente assinou a direção de "Calango Deu" e atua na peça "Incêndios" com Marieta Severo.  Já a direção musical ficou a cargo de Alfredo Del Penho que participou de musicais como “Gonzagão, A Lenda”, “Sassaricando” e “A Ópera do Malandro”. “Transitar pelo universo musical e pela memória de Clara Nunes nos abriu uma imensa possibilidade de olhares sobre o Brasil, bem como sobre o que é ser um artista profundamente envolvido com a sua arte e com seu país”, explica o diretor Isaac Bernat.

"Um momento tão desejado...Que coisa mais linda será apresentar nossa homenagem na data em que completaria 73 anos. Pois sim...dia 12 de Agosto de 2015 faremos Deixa Clarear em praça pública, na cidade de Caetanópolis, MG, Terra Natal de Clara Nunes. Salve a Guerreira, nas alturas onde está!!! Esperamos vocês durante o Festival, sem dúvidas será emocionante. Desde já agradecemos o SESI MG pela oportunidade. Axé!!!!!"Clara J Santhana
Foto: Divulgação 
http://www.bheventos.com.br/noticia/08-03-2015-o-sesi-no-palco-apresenta-o-espetaculo-deixa-clarear#.VcI6ZSXPhUo.facebook 

Nenhum comentário: