Blog Clara Nunes: Dudu Nobre e Ana Mametto puxam bloco Alerta Geral no Campo Grande

17 fevereiro 2012

Dudu Nobre e Ana Mametto puxam bloco Alerta Geral no Campo Grande

Arlindo Cruz também subiu ao trio para cantar hitts de samba. Figurino de Mametto foi inspirado em Clara Nunes, diz cantora.

Dudu Nobre e Ana Mametto puxam o bloco Alerta Geral na noite desta quinta-feira (16), em Salvador (Foto: Glauco Araújo/G1)

Um time de peso puxou o desfile do Alerta Geral, bloco de samba que há 16 anos marca presença no carnaval de Salvador. Arlindo Cruz, Dudu Nobre, Ana Mametto e o grupo Fora da Mídia foram os convidados da noite desta quinta-feira, 16. O músico e compositor carioca, Arlindo Cruz, chegou com uma hora de atraso, mas ainda em tempo de pegar o início do percurso no circuito Osmar (Campo Grande) para satisfação dos associados, todos vestidos com traje de sambista, como de costume. Ana Mametto - nome de origem africana que significa mãe de todos - veio à avenida com um belo vestido dourado, que deixava sua boa forma a mostra. O figurino foi inspirado em Clara Nunes, que completaria 70 anos em 2012. "Quando recebi o convite do bloco, não resisti. É uma mulher que influenciou muitas cantoras", disse Mametto. Recentemente, a cantora baiana regravou a canção "Nanaê Nanã Naiana", do compositor carioca Sydnei da Conceição, membro da velha guarda da Estácio de Sá, interpretada por Clara Nunes na década de 1970. "Sou apaixonada por ela", completou. Samba Na linha de frente, o Alerta Geral trouxe uma ala de baianas vestidas com traje em richelieu, bordado típico das religiões de matriz africana, e uma ala de sambistas da velha guarda do bloco, com tamborim e reco-reco. No repertório, clássicos como "Aquarela brasileira", samba famoso na voz de Lecy Brandão, e "Vai lá, vai lá", do Fundo de Quintal. Arlindo Cruz chegou puxando "Coisinha do pai", canção de Jorge Aragão, bastante executada na voz de Beth Carvalho. Logo em seguida emendou "Griselda", composição feita para o personagem de Lilian Cabral na novela Fina Estampa, da TV Globo. Grande parte do repertório do Alerta Geral remete às canções dos principais sambistas brasileiros - Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Almir Guineto - frequentadores do Cacique de Ramos, clube carioca considerado a mais tradicional escola de samba do Brasil. “É por isso que venho todo ano. O bloco é a alegria no carnaval. O samba é um ritmo que tem zoada, mas também muito amor", conta o folião Carlos Madrugada, 61 anos. Madrugada e sua esposa, Licia Maria, 57 anos, saem no Alerta desde 1995, ano de fundação do bloco.


Ana Mametto usou figurino para homenagear Clara Nunes no bloco Alerta Geral (Foto: Glauco Araújo/G1)
http://g1.globo.com/bahia/carnaval/2012/noticia/2012/02/dudu-nobre-e-ana-mametto-puxam-bloco-alerta-geral-no-campo-grande.html

Nenhum comentário: