Blog Clara Nunes: Grande homenagem na Portela

04 fevereiro 2011

Grande homenagem na Portela

Foto divulgação
Clara Nunes terá busto inaugurado na quadra da Portela, com show e feijoada em Madureira

POR SARA PAIXÃO

Rio - Um amor além da vida. Assim pode ser definida a relação entre Clara Nunes e a Portela. A cantora, que morreu em 1983, dá nome à rua onde fica a quadra da escola, em Madureira e, a partir de amanhã, ganha um busto na entrada, junto às estátuas dos imortais Paulo da Portela e Natal.

“Clara era uma portelense fiel, por isso ficou no nosso coração, deixou uma saudade muito grande”, declara Monarco, que chama de ‘gol de placa’ a homenagem feita pela escola. Foi no Carnaval de 1975 que a cantora fez história como uma das primeiras mulheres a puxar o samba-enredo na Avenida. ‘Macunaíma, herói da nossa gente’, de autoria de Norival Reis e David Antônio Corrêa, foi interpretado por ela, pelo próprio David Corrêa, por Candeia e pelo puxador oficial da Portela, Silvinho do Pandeiro. “Ela foi uma guerreira do samba. E adorava brincar Carnaval, não fazia exigências, sambava no chão, do lado da gente”, relembra Monarco. Ao lado da Velha Guarda da Portela, ele vai se apresentar no show, que ainda terá Marquinhos de Oswaldo Cruz, entre outros. Durante a Feijoada da Família Portelense, amigos próximo da cantora, como o músico Wilson das Neves, serão agraciados com a Medalha Clara Nunes. Serviço FEIJOADA DA FAMÍLIA PORTELENSE. Quadra. Rua Clara Nunes 81, Madureira (2489-6440). Amanhã, a partir das 13h. Entrada R$ 10. Prato da Feijoada: R$ 15. Livre.

O Dia online

CLARA NUNES – ETERNA GUERREIRA DA PORTELA

Por Izaias Nascimento

O Instituto Mais Memória apresenta uma série de depoimentos de CLARA NUNES, onde constatamos a extraordinária pessoa e profissional antenada com seu público. São palavras que geram um sentimento de saudade, mas que nos faz refletir o quão magnífica foi a cantora que o país tanto ama.

SUA MÚSICA

“-Eu sou uma cantora popular que canto as músicas do meu país. Tudo o que for autêntico, eu estou aí. Samba-canção, samba, modinha, valsa, não existe nada que eu não goste. Sou meio bobona com a Música Popular Brasileira, com os compositores. Gosto de tantos… É uma gente maravilhosa que sabe dizer música e letra ao mesmo tempo, de tal maneira que prende a gente a noite inteira, só cantando, só escutando.“

MISSÃO

“Eu tenho a grande missão de cantar. Eu acho que todas as pessoas têm uma missão; a gente está aqui nesse mundo, ninguém está passeando ou passando férias, está todo mundo aqui cumprindo um compromisso já assumido em outras vidas, eu entendo assim.”

RELIGIÃO

Contribuo com a religião gravando-a em minhas músicas, isso ajuda a parte espiritual. Uso branco por que gosto e os colares são minhas guias.”

POVO

“Eu acho que o que há de verdadeiro, o que há de mais puro, o que há de mais sincero e mais espontâneo, que é a força realmente, é o povo. Então, não adianta você querer ir de encontro ao povo, você tem que trazer o povo até você. Então para mim, Clara Nunes, o povo é tudo. Eu hoje sou uma pessoa muito diferente, muito mais consciente e mais feliz.”

VIDA

“Ainda estou na metade do meu caminho, mas sei que vou até o fim”.

Saudades da legião de fãs. Muitos estarão no Portelão na inauguração do Busto, tão esperado e que certamente levará muita alegria aos portelenses e brasileiros em geral.

INSTITUTO MAIS MEMÓRIA

RESPEITO À HISTÓRIA – RESPEITO AO BRASIL

Um comentário:

Anônimo disse...

Quando será a festa em 2011?