Blog Clara Nunes: Feijoada da Portela emociona a todos

06 fevereiro 2011

Feijoada da Portela emociona a todos

Portela inaugura busto de Clara Nunes em tarde emocionante
Geissa Evaristo Carnavalesco 06/02/2011 00h49
Neste sábado, a Portela realizou mais edição da sua tradicional feijoada, porém, o dia teve um sabor especial: a inauguração do busto da cantora Clara Nunes na entrada da quadra ao lado das imagens dos também imortais portelenses: Paulo da Portela e Natal. O evento, que costuma reunir uma multidão nas tardes do primeiro sábado de cada mês, recebeu aproximadamente 20 mil pessoas.Clara Nunes, que faleceu em 1983, dá nome à rua onde fica a quadra da escola, em Madureira, e foi um dos mais importantes símbolos da Portela cantando a escola em verso e prosa, divulgando a agremiação por todos os lugares do mundo. Amigos e personalidades da escola próximos à cantora foram agraciados com a medalha Clara Nunes, entre eles, o músico Wilson das Neves, Monarco e Tia Surica.- Hoje fui homenageada porque vesti a Clara Nunes assim que ela chegou na escola. A medalha que ela recebeu foi mais que merecida, porque ela foi uma pessoa, que além de ser portelense, falou muito da Portela. Foi uma tarde muito emocionante e ela nunca será esquecida em nossa mente assim como o dia de hoje - disse Tia Surica.- Clara era uma portelense fiel, por isso ficou no nosso coração, deixou uma saudade muito grande - declarou Monarco, que chamou de ‘gol de placa’ a homenagem feita pela escola.
Foi no Carnaval de 1975 que a cantora fez história como uma das primeiras mulheres a puxar o samba-enredo na Avenida. ‘Macunaíma, heroi da nossa gente’, de autoria de Norival Reis e David Antônio Corrêa, foi interpretado por ela, pelo próprio David Corrêa, por Candeia e pelo puxador oficial da Portela, Silvinho do Pandeiro. - Ela foi uma guerreira do samba. E adorava brincar carnaval, não fazia exigências, sambava no chão, do lado da gente - relembrou Monarco.O projeto teve a parceria do Instituto Mais Memória, do escultor e professor Oseías Casanova Ferreira, com a Fundição de Ademar Alcântara e a Coordenação do Projeto de Nilo Mendes Figueiredo Junior, vice-presidente da Portela.
Adriana Lessa e Lucilene Caetano na feijoada da Portela no Rio
Elas participaram de homenagem à Clara Nunes.
Adriana Lessa e Lucilene Caetano estiveram na tradicional feijoada da Portela, neste sábado, 5, no Rio. A atriz, que é rainha de bateria da Imperador do Ipiranga, em São Paulo, prestigiou também a inauguração de um busto em homenagem à Clara Nunes. Depois da solenidade, Adriana foi para o meio da quadra mostrar samba no pé. http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1646068-9798,00-ADRIANA+LESSA+E+LUCILENE+CAETANO+VAO+A+FEIJOADA+DA+PORTELA+NO+RIO.html
Guerreiros e Guerreira
Luis Carlos Magalhães LC Magalhães 04/02/2011 17h05
Falta muito pouco, mais uma vez. Alguns dias a mais e chega o carnaval.Tantas e tantas vezes faltou pouco, depois o dia chegou e nada aconteceu. Não conseguimos vencer.Houve uma vez que vencemos. Cantamos Clara, Paulo e Natal. Clara foi Iansã, Paulo Oranian e Natal foi Oxóssi.Não erramos nada. A Mangueira é a escola do povo. E quando ela canta um filho do povo e pega na veia, sabemos bem o resultado. Mangueira venceu a nossa vitória, e não dá para esquecer.E vida que segue, quantas vezes fizemos isso com ela ao longo de tantos desses anos?Mas ali faltou muito pouco.Paulo, Natal e Clara.
Agora Clara está de volta para casa. Ao ser inaugurado, seu busto estará ao lado de Paulo e de Natal; juntos como naquele ano distante.Quando chegar o carnaval a Mangueira mais uma vez cantará um filho seu, um filho do povo.A nós, caberá cantar o mar; azul como somos... imenso como somos... 11Cantaremos também o céu; azul como somos... maior do que somos.E vocês estarão lá, com suas bandeiras, suas faixas.Parece um sinal: os três ali na entrada principal...A última vez que a vimos já faz quase 30 anos. Quase 50 mil pessoas, no Portelão, dizendo aquele adeus tão dolorido. Todo mundo sem saber direito, se perguntando, o que havia acontecido.E você virou então para nós "Portela na Avenida". Virou "Sabiá": "que falta fez sua alegria!".
Parece, Guerreiros, que a Guerreira voltou com uma missão. Como aqueles guerreiros das arquibancadas que vocês são. Como aqueles guerreiros da web que estão a seu lado.Trazer a luz! Luz, pois é ela que nos falta. Para identificarmos nossos erros, fortalecer nossos caminhos à vitória e a guarda e defesa de nossas tradições.Não paramos de cantá-la, nunca, Guerreira. E não vamos parar nunca.Em cada "esquenta", cada feijoada, em cada roda de samba de nossa cidade. Parecendo invocar sua alegria, sua presença, seu sorriso pequeno... tão grande.Os Guerreiros, todos, acreditam sempre, a cada ano. Mesmo quando é tão difícil acreditar.Vai ser bonito, Guerreira. Ver você, Paulo e Natal juntos em nossa casa.Tomara que os Guerreiros façam a bandeira mais bonita de todas.
Como aquele manto azul da padroeira do Brasil.Paulo, a racionalidade, a visão de longe, de cima; Natal a paixão, a entrega, o arrebatamento a qualquer preço.Você... a nossa alegria. Uma alegria que já não temos tanta. Que bom que você voltou.Para tornar a entrada de nossa casa mais radiosa; iluminá-la mais ainda.Para que nos mantenhamos assim como somos, para sempre...Quem sabe para tornar nosso caminho, nossa busca mais corajosa...Ou nos trazer alegria de volta...E-mail para contatos mais longos: lcciata2@hotmail.com

Nenhum comentário: