Blog Clara Nunes: Busto de Clara na Portela

07 fevereiro 2011

Busto de Clara na Portela

Sheron Menezes rainha da bateria e Nilo Figueiredo,Vice-presidente da Portela

A Portela realizou no último sábado mais uma edição da feijoada da família portelense só que essa que essa teve um sabor pra de especial: Foi inaugurado o busto da cantora Clara Nunes na entrada da quadra ao lado das imagens dos também baluartes e imortais da Portela Natal e Paulo da Portela . O evento que era aguardado com muita ansiedade por vários admiradores e fãs da cantora reuniu numa tarde ensolarada aproximadamente 20 mil pessoas que cantaram e dançaram ao som da Velha-Guarda da Portela grandes sucessos de Clara. O presidente da Portela Nilo Mendes Figueiredo abriu a cerimônia falando da importância de Clara Nunes para a nação portelense. – Ela foi muito importante para história da Portela- Merece esta homenagem- Disse o dirigente. O caso de amor entre Clara e a Portela era grande, mas ficou ainda mais forte quando no Carnaval de 1975 a cantora fez história como uma das primeiras mulheres a puxar o samba-enredo na Avenida. ‘Macunaíma, herói da nossa gente’, de autoria de Norival Reis e David Antônio Corrêa, foi interpretado por ela, pelo próprio David Corrêa, por Candeia e pelo puxador oficial da Portela, Silvinho do Pandeiro. Um desfile Inesquecível que marcou época. Clara Nunes, que faleceu em 1983, dá o nome da rua onde fica a quadra da escola, que é conhecida como Portelão , que fica no bairro de Madureira,zona norte do Rio de Janeiro. A Guerreira como era conhecida Clara Nunes, foi um dos mais importantes símbolos da Portela cantando a escola em verso e prosa, divulgando a agremiação por todos os lugares do mundo. Amigos , representantes da cidade natal de Clara Caetanópolis , compositores,personalidades da escola foram agraciados com a medalha Clara Nunes, entre eles, Wilson Moreira , Tia Surica, Carlos Reis(1º destaque da escola), Grupo Exporta Samba,Vagner Fernandes (Autor da biografia de Clara Nunes), Marquinhos de Oswaldo Cruz, Verinha da Portela entre outros. O projeto teve a parceria do Instituto Mais Memória, do escultor e professor Oseías Casanova Ferreira, com a Fundição de Ademar Alcântara e a Coordenação do Projeto de Nilo Mendes Figueiredo Junior, vice-presidente da Portela. Uma tarde que jamais vai sair da memória de quem pode presenciar este fato histórico.

3 comentários:

Anônimo disse...

Isso aí não se parece nem um pouco com a Clara!
Porque ao invés de um trabalho ruim como esse não se investiu em renda para o Memorial ou reaver acervo espalhado por aí de Clara?...ou até mesmo UMA HOMENAGEM JUSTA PARA ELA E NÃO O VEXAME DAQUELE DESFILE DE 84 QUE DEIXOU A DESEJAR!!!!!!

Anônimo disse...

realmente esse "busto"nem de longe lembra a beleza,a luz,a força dessa guerreira linda (por dentro e por fora)...HORRÍVEL!!!!

Neide Pessoa disse...

É mesmo!
Antes um belo poster da Clara,
bem na entrada
da Portela