Blog Clara Nunes: Jornal Pequi -MG

18 outubro 2013

Jornal Pequi -MG

CLARA NUNES: 30 ANOS DE SAUDADE

clara nunes- 006
Cidade com cerca de11 mil habitantes, localizada na região Central de Minas, a menos de 100 km de Belo Horizonte, Caetanópolis se emancipou de Paraopeba na década de 1950. É um município tranquilo, de gente ordeira, idealista, acolhedora, vocacionada para a arte e a cultura. Sustenta-se economicamente da indústria têxtil, da qual é considerada um dos berços no Brasil, da agricultura e da pecuária, da extração e do beneficiamento de pedra ardósia. Até a emancipação chamava-se Cedro. E foi com esse poético nome que a hoje terra de Caetano Mascarenhas acolheu “um ser de luz”, a menina Clara Francisca, às 18h de 12 de agosto de 1942, no lar do casal Manoel Pereira de Araújo (Mané Serrador) e Amélia Gonçalves Nunes.
A menina se transformaria na grande e inesquecível cantora CLARA NUNES, uma das maiores intérpretes da MPB, que ficou encantada e se tornou saudade em 2 de abril de 1983.
Em Caetanópolis ainda vive a irmã de Clara, dona Maria Gonçalves, Mariquita, a Dindinha, como é conhecida e chamada no mundo do samba.
Clara Nunes imortalizou sucessos, como “Portela na Avenida”, de Paulo César Pinheiro/Mauro Duarte; “Alvorada”, de Cartola/Carlos Cachaça/Hermínio Bello de Carvalho; e “Conto de Areia”, de Toninho Nascimento e Romildo.
Ave, Clara, Guerreira das Canções.
O PORTAL PEQUI tem a honra de encerrar as atividades nesta noite de terça-feira homenageando a “Sabiá”, cujo talento, ao mesmo tempo majestoso e suave, faz enorme falta no cenário artístico nacional.


                          Juscelino Kubitschek, Paulo César Pinheiro e Clara Nunes.

Nenhum comentário: