Blog Clara Nunes: Notas do Festival Cultural Clara Nunes

18 agosto 2010

Notas do Festival Cultural Clara Nunes

Fotos Kim da Portela: Eunice,Guaracy Sete cordas, Tia Surica, Timbira, Serginho Procópio,Kim, Marquinhos do pandeiro e Monarco
Mais um ano de Festival Cultural Clara Nunes na cidade de Caetanópolis. A terra natal de Clara Nunes presta-lhe uma bela homenagem na sua quinta edição. Foram duas semanas onde se pôde respirar a boa música brasileira, o contato com amigos, familiares de Clara, artistas de vários gêneros, todos com o intuito maior: lembrar de Clara Nunes!

Mesmo aqueles não sambistas, como Zélia Duncan,cantora pop que se apresentou na primeira semana do festival, não deixaram de citá-la no palco. Se desculpou por não ter em seu repertório uma canção de Clara naquele show,embora fizesse a todo momento forte reverência à sua obra.

Renato Teixeira lembrou que Clara Nunes não só é considerada uma grande cantora, mas sim, uma das mais afinadas e melhores do mundo.Seu legado é hoje objeto de estudo e pesquisa para a nova geração.

Encerrando o festival a noite do samba: Velha Guarda da Portela,presença já confirmada para os próximos festivais. Os portelenses são amados pela comunidade onde Clara nasceu. Monarco subiu ao palco lembrando grandes sucessos:"Peixe com Coco","Ê baiana","Macunaína","Conto de areia","Flor do interior" primeira homenagem gravada em 1984 pela Velha Guarda,e encerrando com "Portela na Avenida".

Yêda Maranhão e Márcio Guima interpretaram as músicas mais conhecidas da obra de Clara. Todos eles incluíndo sucessos da mineira.A praça da Matriz, onde acontecem os shows trouxe uma platéia animada e respeitosa como em todos os anos. O festival tem esse aspecto:adultos,idosos,jovens em sintonia com o tributo que a cidade notadamente se supera a cada ano.

É impressionante assistir e presenciar uma multidão aclamando Clara Nunes, depois de 27 anos de sua ausência . Tema para se discutir num país onde de costume se esqueçem dos ídolos do passado facilmente.Fenômeno é certificar-se que Clara Nunes está presente na lembrança de muitos admiradores e fãs. Como bem disse Adelzon Alves, produtor dos primeiros discos e presente na cidade: "Clara tornou-se um mito nacional e referência para a cultura afro-brasileira.Ao morrer foi levada pela Portela que a retirou da clínica São Vicente para ser velada na quadra da escola. Daí prá frente ela não pertencia mais a família, e sim ao povo que a consagrou"

Parabéns à Caetanópolis por mais esta bela homenagem!

Aos organizadores Marilene Araújo, Adriana Andrade e ao prefeito Romário Vicente nosso muito obrigado por não deixar Clara Nunes ser esquecida!

Fotos:Kim da Portela
Monarco
Fotos: Washington Yêda Maranhão
Fotos: Ana Paula Eufrásio
Marcio Guima, seu irmão Mauro, Timbira e Marquinhos do pandeiro
Márcio Guima

8 comentários:

romeu bottaro disse...

estive no sabado dia 14 para ver os shows na praca em caetanopolis. a abertura foi otima com o cantor marcio guima. depois me aparece um carro alegorico(yeda maranhão) desafinada. um horror. pessimo. mas como tudo na vida tem outro lado veio a velha guarda da portela que cada dia que passa esta melhor.

Anônimo disse...

Eu concordo com você! A Yeda Maranhão é péssima, ainda por cima é salgueirense. Na minha opinião ela é chata e canta mal demais! EM contrapartida o show do Márcio Guima e Portela foram um arrazo!

Anônimo disse...

FLAVIO ARAUJO
acho que voce esta exagerando. a yeda nao desafinou. esta certo que a vestimenta dela estava exagerada principalmente pelo tamanho da criatura.
velha guarda cada vez melhor. podem trazer novamente para o festival. o marcio guima como sempre otimo. fui assistir um show dele outro dia em BH um espetaculo.

Anônimo disse...

Onde está o video da Portela no Festival!!!
Queremos verr!!!

Victor disse...

Bom dia,
Que absurdo, querer se aproveitar de um trabalho que está dando certo.
Dizer que tudo que aconteceu, que os festivais, que as idéias, que a visão que se teve, foi tudo uma coisa roubada, e dizer isto tudo depois do sucesso eminente.
Não duvido que mais de uma pessoa possa ter a mesma idéia, mas para que sua ideia de certo é preciso batalhar pra que ela aconteça.

Anônimo disse...

Boa tarde!!! O Festival este ano estava demais!!!! Parabéns Caetanópolis!!!! Clara merece todo nosso reconhecimento. No próximo ano estaremos aí novemente. Parabéns pela organização!!! Estranho que depois de 5 festivais alguém venha dizer que sua idéia foi "roubada". Quem se sentir prejudicado vá à justiça com provas. Aqui é só homenagens à Clara! Parabéns Caetanópolis!!!!

Paula Dunguel(S.Lopes^^')- Alguém que respeita e ama as artes e culturas em geral. disse...

Oi Neide, tudo bem? Respondi por e-mail, sobre o desenho de Clara Nunes. Desculpe a demora em responder, mas só vi agora o seu comentário no meu blog "Fazendo Arte com Paula Dunguel". Agradeço a sua visita e parabéns pelo blog. Adoro Clara Nunes, sou super fã dela. Abraços!

Neide Pessoa disse...

Paula,
obrigada pela visita ao blog da Clara.Por favor,envie o desenho para postarmos no blog,sim?
Nosso abraço.