Blog Clara Nunes: Site: Ocê no Samba- Belo Horizonte

04 agosto 2010

Site: Ocê no Samba- Belo Horizonte

Festival reúne homenagens a maior cantora
de sambas de Minas, Clara Nunes
Caetanópolis,
uma cidade da região central mineira não se destaca pela população numerosa, pelo tamanho, pelas riquezas, nem mesmo pelo nome, uma homenagem a Caetano Mascarenhas, fundador da fábrica de tecidos da cidade. O município de pouco mais de dez mil habitantes teve, porém, uma filha ilustre, e por causa dela, há cinco anos o ex-distrito de Paraopeba realiza um belo evento: o Festival Cultural Clara Nunes, que começou dia 01, e estende-se até 15 de agosto. Motivo de orgulho para Minas, Clara ajudou assim como outros sambistas daqui a quebrar o preconceito acerca da capacidade de “fazer samba” do artista mineiro.
Crédito: Last FM.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura da cidade, em parceria com o Instituto Clara Nunes, apresenta uma série de exposições, vídeos educativos, oficinas, filmes, danças como o jongo, peças teatrais - todos na Casa de Cultura Clara Nunes - e shows. Dentre eles, destaque para o Festival de Músicas [inéditas] e Cantores da Nossa Terra, um estímulo os talentos da região. O Instituto, mantido pela família da sambista mineira, reúne creche e acervo com material para um futuro museu em homenagem a uma das mais belas vozes da música popular nacional.
O sobrinho carrega o estandarte e leva o nome Clara Nunes para todos os cantos das Gerais. Como? Cantando músicas de seu repertório, como Conto de Areia, de Romildo Bastos e Toninho Nascimento.

Os shows começam, oficialmente, dia 07, na Praça da Matriz, que será palco do show da Velha Guarda da Portela, escola do coração de Clara; do grupo Choro de Minas, de Yeda Maranhão, dos Magnatas do Samba; e uma homenagem especial: o mineiro Márcio Guima, sobrinho da sambista, revive seus sucessos de sua tia em sua cidade natal. Atualmente, Guima luta para a preservação da memória de Clara tocando seus sucessos em Belo Horizonte e por outras cidades mineiras. Se viva fosse, ele certamente faria um show especial, já que 12 de agosto seria aniversário da cantora.
- 5º Festival Clara Nunes
Local: Praça da Matriz, Caetanópolis
Dia 07: Magnatas do Samba e Zélia Duncan
Horário: 20h às 02h
Dia 13: Choro de Minas & grupos de dança e viola locais
Horário: 19h às 02h
Dia 14: Márcio Guima, Yeda Maranhão e Velha Guarda da Portela Horário: 20h às 02h
Valor: entrada franca
Informações: (31) 3714.7430
Transcrito do site mineiro Ocê no Samba

Nenhum comentário: