Blog Clara Nunes: Jornal O Tempo

09 agosto 2010

Jornal O Tempo

Conexão Tribal leva seu som à praça da Matriz de Caetanópolis
AGENDA
O que: 5º Festival Cultural Clara Nunes
Quando: Até dia 15
Onde: Caetanópolis
Quanto: Programação gratuita
Caetanópolis faz a sua festa da cultura e dá exemplo
Publicado no
Jornal OTEMPO em 06/08/2010
DOUGLAS RESENDE
Caetanópolis está dando um belo exemplo para as cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte na área da cultura. A prefeitura de lá tem organizado, nos últimos quatro anos, um festival que consegue um interessante equilíbrio entre a cultura local e de fora da cidade. O evento leva o nome do maior ícone nascido em Caetanópolis - Festival Cultural Clara Nunes, cuja quinta edição está rolando desde o domingo e vai até o dia 15. Dentro da programação está incluído um outro festival - o 4º Festival da Canção - e também apresentações de grupos e figuras como Zélia Duncan (neste sábado), Renato Teixeira e Velha Guarda da Portela - escola que foi a casa de Clara Nunes por muito tempo.
"Privilegiamos a MPB, o samba e as modas de viola", diz Adriana Andrade, secretária de Cultura de Caetanópolis. Há ainda a tradição do tambor, representada, nesta edição do festival, pelo grupo de percussão Conexão Tribal African Beat, formado em Belo Horizonte pelo senegalês Mamour Ba. Mas representada sobretudo pelas guardas de congado da região, que vão se reunir em Caetanópolis para a festa de Nossa Senhora do Rosário no dia 13. Segundo Adriana, encontram-se em torno de 40 grupos de Caetanópolis e outras cidades da cercania, como Sete Lagoas e Curvelo.
A outra parte da cultura regional é oriunda da Casa de Cultura Clara Nunes, sediada no prédio onde a cantora se apresentou em público pela primeira vez, aos sete anos, segundo relembra a secretária de Cultura. Na época, Caetanópolis era ainda chamada de Cedro (em referência à indústria têxtil que deu origem à cidade), e a Casa de Cultura era uma casa de espetáculos, incluído aí o cinema. Hoje, a instituição forma estudantes nas áreas da música, teatro, dança e pintura. "Oferecemos as oficinas gratuitamente para a população. E muitos desses alunos também se apresentam no festival", comenta Adriana.

6 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Neide Pessoa e Márcio Guima disse...

Gostaríamos de informar que estamos retirando quantos forem necessários, os comentários indesejáveis e ofensivos sobre o texto desta postagem. O blog Clara voz de Ouro posta tudo o que se publica na imprensa sobre Clara Nunes.É de nosso interesse e dos fãs de Clara acompanhar as notícias que são publicadas e citam seu nome. Portanto, se esta postagem acima incomoda alguma(s)pessoa, aqui não seria o melhor lugar para comentários de anônimos que só querem ofender pessoas da administração da cidade de Caetanópolis. Sugerimos que escrevam para o site oficial da Prefeitura ou mesmo para o site do Festival: www.festivalclaranunes.com.br

gratos,
Neide e Marcio

Rebeca Neves disse...

oi bom dia! parabens pelo lindo festival que foi adorei muito sempre acesso a site e muito bom so aqui do rio e nao perco mesmo essa maravilha da cidade.parabens adriana voce esta brilhando.

Anastacia Rio de Janeiro Copacabana disse...

OLA!
Boa tarde....
Nossa e com imenso carinho que venho falar de Clara.Tive no festival e achei um espetaculo este ano foi a primeira vez que fui.Lindo trabalho em uma cidade tao pobre tao humilde.Muito bom o festival.Mas no meu modo de pensar tinha que cuidar da cidade primeiro pra depois pensar em festival.A cidade tem que ta toda bonita asfaltada porque e pequena pra receber nos turistas OLA!
Boa tarde....
Nossa e com imenso carinho que venho falar de Clara.Tive no festival e achei um espetaculo este ano foi a primeira vez que fui.Lindo trabalho em uma cidade tao pobre tao humilde.Muito bom o festival.Mas no meu modo de pensar tinha que cuidar da cidade primeiro pra depois pensar em festival.A cidade tem que ta toda bonita asfaltada porque e pequena pra receber nos turistas aqui do Rio de janeiro.Porque falta hoteis e muito mais.Mas mesmo assim parabens.O prefeito da cidade tinha que pensar em melhorias na cidade.Porque ciadade bonita povo feliz...Parabens aos responsaveis pelo projeto.

Celia Borges Venancio disse...

OLA NEIDE TUDO BEM NE? VOCES TEM BRILHADO MUITO NESTE BLOG FANTASTICO VIU VOCE MUITO BEM SABE QUE NOS AQUI DO RIO ADORAMOS ESTE FESTIVAL NAO PERDEMOS POR NADA NESTE MUNDO.POR QUE ADRIANA COM SUAS ABILIDADES SUA INTELIGENCIA COM ESTE PROJETO QUE EU SEI QUE NAO FOI NADA FACIL PRA ELA TEVE QUE DEDICAR MUITO PARA ISSO ACONTECER.FICAMOS MUITO FELIZES POR ACONTECER ESTE FESTIVAL NESTA CIDADE MARAVILHOSA POREM HUMILDE MAS ONDE SOMOS RECEBIDOS MUITO BEM.UM FORTE ABRAÇO A ADRIANA E NEIDE ATE NO ANO SEGUINTE.

Anônimo disse...

Ola,
boa tarde.
Entao,por que vc nao divulga a verdade?
Pois foi eu que fiz todo o projeto de Clara Nunes e vcs subiram em cima dos outros.
Isso nao ficara assim.Irei atras de justica.