Blog Clara Nunes: 12 de agosto: aniversário de Clara Nunes

12 agosto 2010

12 de agosto: aniversário de Clara Nunes

Foto arquivo pessoal: Luiz Ayrão
Foto arquivo pessoal : Raimundo José
Se viva fosse, Clara Nunes estaria completando hoje 68 anos de idade. Clara Francisca Gonçalves nasceu em Cedro , MG, em 12 de agosto de 1942. Sua cidade natal, à época pertencente ao município de Paraopeba, foi emancipada com o nome de Caetanópolis. O sobrenome Nunes foi homenagem à sua mãe a conselho de Cid Carvalho , produtor cultural em 1960. Caçula dos sete filhos do casal Manuel Ferreira de Araújo e Amélia Gonçalves Nunes ficou órfã aos 4 anos de idade.
Seus contemporâneos de idade, amigos e músicos da nossa MPB estão produzindo até hoje para a cultura musical: Gilberto Gil ,68 anos, que numa conversa com a Dindinha, irmã de Clara, declarou que sempre achou estranho Clara nunca corrigir sua data de nascimento errada :12 de agosto de 1943, como está em várias biografias “tortas” pela net. Riu numa conversa informal, ainda Ministro da Cultura, que ele e Caetano Veloso (68 anos) sempre acharam estranho Clara diminuir um ano de vida. Mas no fundo sabiam que ela também era de 1942. –“Clarinha sempre foi sapeca!”, concluiu.
O blog homenageia Clara neste dia, seguindo para Caetanópolis onde acontece o V Festival Cultural Clara Nunes com um belo tributo da cidade à sua filha querida. À noite ,no Centro Cultural, antigo cinema onde a mineira cantou pela primeira vez ainda criança, uma peça teatral rádio novela contando sua vida. No fim de semana prossegue com shows-homenagens e a presença da Velha Guarda da Portela , ilustres padrinhos em momento de muita emoção!
Parabéns Clara!
Leia mais:

6 comentários:

Anônimo disse...

Clara Nunes guerreira,mineira,faceira. "abre o pano do passado tira a preta do serrado põe rei congo no congá"..
Bonita lembrança.
Suzana Pereira
São Paulo

Anônimo disse...

ESSA DATA MERECE QUE MINHA VITROLA ESTEJA ANTENADA COM O SAMBA E A VOZ CLARIOSA DE CLARA.
BONITO SITE.
MARINA

www.claranunesguerreira.com disse...

Parabéns,Guerreira de nossos corações,que permanece mais viva do que nunca!
TE AMAMOS!!!!
bjs... sabiá

Anônimo disse...

Viva Clara, Sempre Viva!

Abração pernambucano,

Dido Borges

Sociedade Terapêutica de Sustentabilidade Social disse...

Gostaria de falar sobre o festival Clara Nunes.
Há um ano eu e amigos mudamos para Caetanópolis, viemos de BH e estamos surpresos com a organização e programação tão boa.
Opinião contrária de alguém que criticou o festival e a cidade, e ainda se deixou anônima (um perfil de mau-caratismo).
Se a organização não fosse boa, não teria escolhido a Zélia Duncan. O prefeito junto com a secretaria de cultura tiveram
uma iniciativa cultural (o que faz diminuir a criminalidade e auxilia o jovem a crescer) e na cidade Clara é muito importante,
mas também temos idosos maravilhosos, profissionais excelentes, crianças com sonhos, seres humanos maravilhosos.
O comentário anônimo feito para criticar foi muito infeliz. Mas não importa, existem muitas pessoas que pensam diferente.

Anônimo disse...

Nesse dua em que celebra-se a data do seu nascimento, tive a alegria de estar em seu jazigo e fazer as minhas preces e orações para ela, como também acendar velas em sua homenagem. Clara, luz e vida, sempre. Saullo Paes/ Garanhuns/PE