Blog Clara Nunes: Segunda Semana Clara Nunes

08 agosto 2007

Segunda Semana Clara Nunes

TEXTO DO PROGRAMA DISTRIBUÍDO 2º Festival CLARA NUNES / 2007 Quem chegar à Caetanópolis -MG, 100KM DE Belo Horizonte com 12 mil habitantes,terra natal de Clara Nunes (1942-1983),procurando informações sobre a cantora vai bater, primeiro,na porta da Creche Clara Nunes.A casa ampla,com retratos e pinturas da artista em diversas salas, atende a 60 crianças dos bairros da cidade- "É uma homenagem a minha irmã. Clara adorava crianças"- conta Maria Gonçalves da Silva, a Mariquita,ou Dindinha, a mais velha de uma família de 7 irmaõs, filhos do violeiro Mané Serrador e de Amélia Nunes, falando com carinho da caçula famosa.
"Desde criança já estávamos acostumados a ver Clara Nunes nos palcos ou fazendo graça para as colegas inclusive em carros de som que passavam na rua , nas rodinhas da escola, mais tarde no coral da Igreja e nas festas de barraquinha, até chegar aos programas de calouros..."conta Dona Mariquita. Mesmo já conhecida, Clara Nunes nunca deixou de passar o Natal em Caetanópolis. Ocasião que aproveitava para cantar junto com a folia de Reis da terra.É a imagem de pastorinha que os habitantes adultos de Caetanópolis têm,ainda hoje, da cantora.Clara viveu pouco mas deixou uma história,fala dona Mariquita. -"Ela não cantava por cantar,era dom de Deus, era compromisso espiritual de mostrar as raízes do Brasil que ela tanto amou, isso a pessoa traz de outras vidas". -garante a irmã da artista.A obra de Clara Nunes está em 16 discos todos raros no mercado e o que se pode encontrar em antologias. Eles traçam uma história:da jovem talentosa e elegante,em busca de caminho pessoal, até o nascimento de uma nova diva da canção popular brasileira, ou melhor, até transformar-se em operária da música popular brasileira, como ela gostava de dizer. Estamos apenas começando a descobrir Clara Nunes. É um trabalho que tem consistência,em quantidade e qualidade. Tudo é atualíssimo e var ser sempre assim.Muita gente se lembra do que Elizeth Cardoso disse: que a mineira seria a sua sucessora.
Um bom exemplo desta atitude de reverência para com Clara Nunes vinda dos artistas veteranos, é a opinião de Cauby Peixoto sobrea artista:" Ela foi uma das artistas mais amadas do Brasil e uma das mais queridas pelos colegas. É uma moça que conseguiu o que poucos conseguiram:ser amiga de Elis Regina. Tinha uma voz linda. Conheci Clara Nunes quando ela ainda estava começando, em Minas Gerais, e tive certeza que seria uma grande artista.É daquelas pessoas que já nasceu cantando bem" Clara tinha uma dignidade na postura de cantar a cultura popular brasileira,impressionante. Seu canto tinha ares de louvação das raízes brasileiras. A voz lindíssima, a atitude louvável e a figura linda.
ALGUMAS FRASES SOBRE CLARA NUNES: "Quando ela chegava com aquela força que ela possuía, era uma luz tão forte, que alegrava todo o ambiente. Não dá prá lembrar dela com tristeza.Saude sim, tristeza não"(Monarco-Portela)
"Clara Nunes não é só uma grande sambista, era uma grande cantora a nível nacional que cantava qualquer gênero de música. E cantava bem. Porque era romântica quando tinha de ser romântica, era folclórica quando encarava uma música nordestina, e enfim dispunha de uma material vocal maravilhoso.Era uma cantora de possibilidade, a meu ver, ilimitável" Sivuca.
"A minha homenagem será muito espiritualizada. No dia, quero me concentrar,pensar nela, que hoje é um espírito muito bonito. Na época da morte deClara, não compreendí muita coisa que compreendo agora. Estou mais calma e vejo tudo com serenidade para entender. Clara faz falta para nosso movimento, pela briga do nosso espaço. Uma batalhadora. Não era à toa quea chamavam de guerreira. As pessoas deixaram de ser alegres. Ela chegava junto,ia à luta. O espaço dela continua. Clara sempre estará com a gente.Quero recordar dela com muito carinho e saudade" Alcione.
Apoio Cultural:
Prefeitura Municipal de Caetanópolis
Associação amigos do Museu Clara Nunes
Instituto Clara Nunes e Creche Clara Nunes

Nenhum comentário: