Blog Clara Nunes: Clara Nunes Memorial

27 novembro 2013

Clara Nunes Memorial

Após 30 anos de morte, Clara Nunes recebe homenagens em sua terra natal


Trinta anos após sua morte, em 2 abril de 1983, a cantora mineira Clara Nunes é reverenciada em sua terra natal, Caetanópolis, a 96 km de Belo Horizonte. Há 1 ano , foi inaugurado o Memorial Clara Nunes, em frente à creche que leva seu nome, por iniciativa da irmã da cantora, Maria Gonçalves, a dona Mariquita, que criou Clara após a morte dos pais, quando ainda era criança.






Dona Mariquita, irmã que criou Clara Nunes após a morte dos país e idealizadora do espaço



Clara Nunes recebendo artista em sua gravadora, a Odeon

                    Clara entre João Nogueira, Alcione e Nana Caymmi


Fotos e documentos de Clara Nunes expostos no Museu Têxtil Décio Mascarenhas, da Cedro & Cachoeira, onde entrou aos 14 anos

Memorial
“Pouco antes de morrer, Clara tinha me falado que queria cantar apenas por mais cinco anos e depois abrir uma creche para crianças carentes, se dedicando só a isso. Cinco anos após sua morte, eu consegui abrir a creche aqui em Caetanópolis, quando era vereadora. Agora, 30 anos depois, criamos o memorial”, conta Mariquita, hoje com 83 anos.
No espaço pequeno, construído numa casa doada pelo sobrinho de Clara, há fotos, alguns dos vestidos usados pela cantora durante sua carreira, objetos pessoais, fotos, bandeira da Portela, sua escola de coração e recortes de jornais. Alunos de história da Universidade Federal de Juiz de Fora ajudam na conservação e catalogação das peças. “A gente tem mais de 100 vestidos dela, mas estava tudo num quarto da creche. Agora, fazemos a rotação das peças expostas. Recebi doações de políticos para arrumar o espaço e a ideia é, com o dinheiro das entradas, reverter alguma coisa para creche, que necessita de doações”, conta Mariquita. A entrada custa R$ 5.

Nenhum comentário: