Blog Clara Nunes: Matéria Revista Encontro

06 abril 2012

Matéria Revista Encontro

Foto: Instituto Clara Nunes
Reprodução: Claudio Cunha

Transcrevemos os principais trechos da matéria  da revista mineira Encontro, nas bancas dia 06 de abril de 2012. Parabéns ao jornalista João Paulo Martins por trazer-nos esse belo material.

Clara Nunes foi a primeira cantora brasileira a vender mais de 150mil discos. Em 2012,quando faria 70 anos, seus 16 albuns serão relançados.

No ano que completaria 70 anos, a cantora Clara Nunes será homenageada em sua terra natal e terá todos os seus discos relançados. Encontro mostra a história dessa grande artista de Minas e sua importância para a música brasileira.

Matéria: João Paulo Martins

“Filha de Angola, de Ketu e Nagô, não sou de brincadeira”. Assim Clara Nunes, a cidadã mais ilustre de Caetanópolis, pequena cidade da zona metalúrgica de Minas Gerais, é descrita na música Guerreira, composta por João Nogueira. Alguns versos depois, ficamos sabendo que ela é “filha de Ogum com Iansã”, ou seja, é protegida por esses Orixás, que equivalem a São Jorge e Santa Bárbara, respectivamente no sincretismo com a Igreja Católica. O Candomblé, de origem Ketu, virou sua marca, principalmente nas roupas que usava, e combinou perfeitamente com o ritmo que a consagrou: o samba. Neste ano, em comemoração aos 70 anos de nascimento de Clara, ela ganhará um memorial em sua cidade natal e sua obra será lembrada na TV,em documentário do Canal Brasil, e sua discografia completa, em 16 discos será reeditada.
No dia 12 de agosto de 1942 nascia Clara Francisca Gonçalves, no pequeno distrito de Cedro, que mais tarde viria a ser a cidade de Caetanópolis a 96 Km de Belo Horizonte. Sua infância simples não impediu que o sonho de ser artista se tornasse realidade. Criada pelos irmãos mais velhos, Maria Gonçalves, conhecida como Dona Mariquita e José Gonçalves, Clara sempre gostou de cantar,inspirada principalmente pelas grandes cantoras de rádio da época, como Elizeth Cardoso e Dalva de Oliveira. Mas a música também estava em seu DNA,já que o pai, Manoel Pereira de Araújo, o Mane Serrador, além de funcionário da fábrica de tecidos da cidade, era um violeiro em folias de rei.

“A gente dizia que Clara já nasceu cantando.Com 4 anos, ela cantava na escola e em casa de parentes. Lembro que todos comentavam como ela não errava o ritmo”, conta dona Mariquita, irmã mais velha da artista e também sua mãe de criação. Aos 12 anos, Clara ganhou seu primeiro concurso de música, realizado no prédio que abrigava o cinema da cidade, cantando o bolero Recuerdos de Ypacaraí. Como prêmio , ganhou um vestido azul-claro, que para uma menina pobre significava muito.
Hoje, o lugar de seu primeiro passo para o sucesso abriga um centro de cultura que leva seu nome e oferece diversas atividades para a comunidade, incluindo dança, canto e teatro. A parede é repleta de imagens da cantora mineira, e como lembrança, foi construído um palco igual ao que ela se apresentou.




                                                            Foto: Instituto Clara Nunes
                                                        Clara e sua irmã Maria Gonçalves

Foto: Instituto Clara Nunes
Clara no programa do Bolinha

Foto: Instituto Clara Nunes
             
                                                        Foto: Instituto Clara Nunes
                                                 Clara e sua irmã Branca Gonçalves


  Foto: Instituto Clara Nunes
                                                     Clara e o sobrinho Sued Gonçalves                                                 

Com uma obra tão singular, a grande cantora mineira não poderia ter seu aniversário esquecido. Em sua terra natal, Caetanópolis, em agosto,durante o Festival Clara Nunes, evento que acontece há sete anos, será inaugurado um memorial , espécie de museu, onde o público poderá conhecer suas roupas, acessórios, prêmios, fotos e objetos religiosos.”Procuramos trazer artistas que têm a ver com ela”, explica o prefeito Romário Vicente Ferreira.

Além da festividade em Caetanópolis, os fãs da cantora mineira serão presenteados com a reedição de seus 16 álbuns lançados pela EMI-Odeon, que virão reunidos num box, e também vendidos separadamente. A previsão é que esteja á venda ainda no primeiro semestre deste ano. Outra opção para quem quer conhecer melhor a carreira e a vida de Clara é um documentário que está sendo produzido pelo Canal Brasil e trará depoimentos de artistas e nomes importantes que passaram pela vida da cantora. Ainda não existe nome nem data de estréia, mas tudo indica que irá ao ar ainda em 2012.



                                                                 Foto: Claudio Cunha

                                                             Foto: Claudio Cunha

                       

Matéria Ela nasceu para cantar! Revista Encontro abril de 2012











10 comentários:

Caio Fernando disse...

Neide,
parece que a reportagem está de fato linda. Mais uma justa e mereceida homenagem a Clara. Vou tentar encontrar a revista aqui em João Monlevade, mas confeço que nunca a vi em bancas daqui.

Gostaría de pedir, se possível, que você registrace os depoimentos dos artistas (Jair, Agnaldo, Beth...) sobre a Clara, porque nas fotos está ilegível.

Abraços e parabéns pelo blog, cada dia mais rico e bonito

deco disse...

Olá Neide e Marcio!

Bela matéria! As fotos são lindas. Já posso até imaginar a riqueza do acervo do Instituto.

Obrigado pela postagem!

Abraços!

Décio

Neide Pessoa disse...

Caio e Décio,
agradecemos a atenção de vocês.

Logo que possível estaremos postando o conteúdo da revista.
Venham a inauguração do Instituto.
Neide e Marcio.

Caio Fernando disse...

Neide,
Farei de todo o possível para ir à inauguração sim. Será mágico e emocionante. Assim que a data e o horário da inauguração estiverem definidos, me avise por favor. Pode ser em mensagem no face.

Obrigado.

deco disse...

Neide e Marcio,

Obrigado pelo convite. Como falou o Caio, também farei o possível.

Abraços!

Décio

Anônimo disse...

Jamis esqueceremos sua voz, seu olhar lindo de lince, seu carisma indomável. Salve! Salve! Clara guerreira !

Neide Pessoa disse...

Anônimo,diga quem é você,obrigada pela bela postagem.

Anônimo disse...

Meu nome é Iraciran Soares, moro no Estado do Ceará. E sempre admirei e acompanhei a carreira de Clara Nunes.
Parabéns pelo blog. Caso queira escrever-me, meu email é iraciransores@hotmnail.com por favor depois apague-o Ok ?

Neide Pessoa disse...

Iraciran,
obrigada por identificar-se.
Vou enviar e-mail.
Que bom saber de um admirador da Clara,que escreve tão bem
sobre ela.

ps.será apagado.

Anônimo disse...

Ps. MEU EMAIL É iraciransoares@hotmail.com