Blog Clara Nunes: O acervo precioso de Clara Nunes

25 março 2012

O acervo precioso de Clara Nunes

                                                            agencia abril

O acervo de cerca de 6 mil itens – vestidos, discos, milhares de fotos, troféus, colares e balangandãs – que pertenceram a uma das maiores cantoras do Brasil está guardado, há anos pela família de Clara Nunes num pequeno cômodo anexo á Creche Clara Nunes em Caetanópolis-MG,terra natal da mineira. Em 2005 a família criou o Instituto Clara Nunes, orgão que gerencia e organiza o acervo familiar preservado há 29 anos pela sua irmã Maria Gonçalves, a Dindinha como Clara gostava de chamá-la. A catalogação e a restauração do acervo foram feitas com a ajuda da historiadora Sílvia Brugger, professora da Universidade Federal de São João del-Rei, que estudou a vida e a obra da mineira.

 
Aí então, começou a segunda fase de reunir e catalogar tudo que estava fechado há anos. Foram feitas cópias fotográficas de todo o acervo: textos, fotos, revistas, jornais etc. Esse rico material aguarda a próxima etapa que será a digitalização  para futuras pesquisas de interessados que visitarão o Memorial.


Esse acervo não foi só mérito da família,e sim da própria Clara e de sua assessoria de imprensa que anos e anos catalogava revistas,jornais, fotos pessoais,de shows,viagens etc. Tudo começou nos anos 60, ainda em Belo Horizonte com recortes de jornais de Minas desde sua primeira apresentação em feiras religiosas e pequenos shows."Clara tinha esse cuidado especial com sua carreira e queria guardar tudo para um dia ter a quem mostrar", conclui sua irmã a Dindinha. Não sabia que no futuro esse material serviria para prestá-la uma bela homenagem, agora com a inauguração do Memorial Clara Nunes, marcado para 12 de agosto em Caetanópolis, dia do seu aniversário e data do Festival Clara Nunes.

O Instituto Clara Nunes localizado na Rua Fernando Lima 264 constituído jurídicamente é
detentor do acervo,que junto à Prefeitura Municipal gerenciará o Memorial Clara Nunes.

Foto: Jornal Estado de Minas
 Nas pastas azuis um tesouro: Fotos,jornais,revistas...toda uma história de sucesso.
                            Será um presente aos fãs dessa cantora inesquecível.


5 comentários:

Anônimo disse...

aqui em Caetanópolis é só alegria saber que teremos um museu desse nível. Parabéns ao blog.
Karina

Unknown disse...

Olá Neide e Marcio!
Eu, mesmo longe da cidade de Caetanópolis aguardo ansioso por este dia tão esperado. Sucesso a todos os envolvidos!!!
Abraços!
Décio

Claudia Guedes disse...

Só de ver essas fotos me dá vontade de ir no dia da inauguração lá no Memorial , conhecer . Achei tudo muito lindoooooooo !!!!

Neide Pessoa disse...

Karina,Décio e Claudia,
bem-vindos!
Obrigada pela visita

Karina,bom receber visita de pessoas de Caetanópolis.
O Blog agradece.

Caio Fernando disse...

Já estou contando os dias para a inauguração. Se Deus quiser me farei presente. Clara deve estar muito feliz com tantas homenagens...