À convite do carnavalesco Paulo Menezes, a cantora Vanessa da Mata será um dos grandes destaques do desfile da Portela em 2012. Vanessa vai representar Clara Nunes, fio condutor do enredo “… E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual”, que a azul e branco mostrará na Avenida no Domingo de Carnaval.
Ao confirmar sua participação no desfile, a cantora, nascida do Mato Grosso, através de um e-mail enviado ao carnavalesco, falou da admiração que tem por Clara Nunes e pela Portela.
- Recebi o convite com toda alegria e honra de quem desde criança admira de longe a majestosa Portela! Vista pelos olhos de uma criança, a Portela tem o impacto e suspiro de uma mágica indecifrável. Eu ficava e fico feliz, emocionada, ao ver diferentes classes sociais, principalmente as mais simples, coroadas pelo encantamento e privilégio da escola, participando de uma festa impecável de cultura brasileira. Junto à Portela sempre me vem a imagem de Clara, impávida, generosa, sorridente, talentosa, de fáceis agudos, de beleza forte e porte de rainha. Me arrepio toda vez que ouço Clara cantando “Portela, eu nunca vi coisa mais bela” e a beleza da Portela é a beleza dela, esse é um casamento muito feliz – declarou a artista na mensagem enviada ao carnavalesco.
Programa “Sem Limite” exibido pela extinta TV Manchete em que os participantes eram desafiados a responder sobre a vida do seu artista ou ídolo preferido. Assista o programa inteiro em que Barthô, o artista plástico que ganhou o programa em 10 episódios respondendo sobre a verdadeira história de Clara Nunes.
A Paraíso do Tuiuti elegeu o samba dos compositores Jurandir, Anibal, Adauto Alves, Reza e Pelé como o hino oficial da escola para o próximo Carnaval. A escola vai homenagear Clara Nunes na avenida com o enredo : "A Tal Mineira". Compositor(es): Adauto Alves, Anibal, Jurandir, Pelé e Reza
Hoje eu vi uma estrela.... No céu
Sorrindo pro morro do meu Tuiuti
É Clara guerreira, num gesto de amor
Ilumindo a Sapucaí!!!... Eu vi! Eu vi!
Oh! Quanta saudade Da tal mineira ... Doce inspiração
Que felicidade! Meu Tuiuti vai revivendo a emoção
Um ser de luz A iluminar meu caminhar
Quem nos conduz Nesta avenida é o sabiá
A natureza sorrindo Fazendo a vida florescer
Eternizando a bela voz Que não da mais pra esquecer É agua no mar.... É maré cheia
Com a proteção de Oxalá , clareia
E lá no infinito seu canto ecoou
Morena mineira ... Mestiça raiz
Encontro das raças, rufar do tambor
Trazendo axé pra nos fazer feliz
Mais vem.... Vem de longe a batucada Entre morros e vielas
Salve a deuza, salve o samba
Encantando a passarela
Seu canto Traz a paz ao coração É mais que uma prece,.. É devoção