Blog Clara Nunes: Jornal Estado de Minas -12 de agosto 2011

15 agosto 2011

Jornal Estado de Minas -12 de agosto 2011




Festival na cidade de Caetanópolis lembra Clara Nunes, a mais ilustre filha da terra
Walter Sebastião - EM Cultura
Orquestra Jovem V&M do Brasil fará concerto no domingo, às 15h, na Casa de Cultura Clara Nunes

Saudação às artes, celebração do samba e reverência à memória da mineira guerreira. É o que o promete a 6ª edição do Festival Clara Nunes, até dia 21, em Caetanópolis, terra natal da cantora. A abertura oficial será amanhã, às 20h, com a presença de Adriana Lessa, show de Márcio Guima (sobrinho de Clara Nunes) e da Velha Guarda da Portela e conjunto Nosso Samba. Mas desde quinta-feira já vem sendo realizada uma série de atividades – hoje, por exemplo, haverá a semifinal do 5º Festival da Canção Descobrindo Novos Talentos, também às 20h, na Praça Antonino Mascarenhas.

A programação faz uma bonita homenagem a Clara Nunes e ainda fomenta e divulga a cultura mineira”, explica o cantor e violonista Márcio Guima, destacando a Velha Guarda da Portela, escola do coração de Clara, e o show de Maurício Tizumba, mostrando a africanidade de Minas Gerais. É oportunidade também de conhecer o Museu Guimarães Rosa, em Cordisburgo, e as grutas da região. O músico avisa que, como dentro de Caetanópolis não tem hotéis, as opções de hospedagem são Paraopeba, Cordisburgo e Sete Lagos.

Até pelo perfil da homenageada, o samba é o forte da programação. Como observa Márcio, não é só carioca ou baiano, mas também mineiro. “Temos uma batida diferente, pela presença forte e viva do congado”, explica. Ele conta que conheceu Clara Nunes – quando ela morreu, Márcio tinha 18 anos. “Filha de pai operário, trazia a humildade na sua essência. Era pessoa que tinha muita alegria de viver e passava isso na música dela, assim como o cuidado com o repertório, a pesquisa do samba de raiz e o fato de ser espírita. Ela foi a porta- voz do Brasil mestiço.”

O festival acontece sempre no aniversário de nascimento de Clara Nunes. Hoje, ela estaria completando 69 anos. “O mais gostoso é o clima interiorano, pessoas passeando e conversando na praça, que ganha barraquinhas com comida típica, com bons shows, encontros de bandas, feira de artesanato”, explica Márcio Guima. Novidade é que o festival, antes patrocinado pelos comerciantes da cidade, pela primeira vez ganha apoio oficial. “Isso permitiu o convite a atrações de peso”, ressalta o músico, adiantando que ano que vem quer levar Alcione à cidade.


6º Festival Cultural
Clara Nunes
Até dia 21, na Praça Antonino Pinto Mascarenhas e
Casa de Cultura Clara Nunes, em Caetanopolis (MG).
 Informações: claranunescasadecultura.blogspot.com

Nenhum comentário: