Blog Clara Nunes: Inauguração do busto Clara Nunes na Portela

24 janeiro 2011

Inauguração do busto Clara Nunes na Portela

Por Izaias Nascimento
BUSTO DE CLARA NUNES – BLOG DO DENI MENEZES
O Instituto Mais Memória reproduz o Blog do Deni Menezes de 23 de janeiro de 2011, onde o lendário jornalista divulga e faz comentários sobre a inauguração do BUSTO DE CLARA NUNES no PORTELÃO.
HOMENAGEM À CLARA NUNES
A botafoguense Clara Nunes será homenageada no primeiro sábado de fevereiro, dia 5, em festa na quadra do barracão da Portela – Rua Clara Nunes 81, em Madureira -, a partir das 13 horas, pelo presidente Nilo Mendes Figueiredo, do Grêmio Recreativo Escola de Samba da Portela, e o Instituto Mais Memória, dirigido pelo professor Izaias Nascimento.
A inauguração do busto de Clara Nunes, uma das mais corretas intérpretes da música popular brasileira, reunirá figuras expressivas do samba – compositores, músicos, artistas contemporâneos e da atualidade, divulgadores e críticos da MPB -, que serão condecorados com a Medalha Clara Nunes em solenidade na quadra. Tudo ao sabor da feijoada gostosa da Portela.
Fiz amizade com Clara Nunes, no final dos anos 60, na casa do zagueiro Zé Carlos, bicampeão carioca 67-68 no Botafogo, na Av.Prado Júnior, em Copacabana. Ele era casado com a irmã dela, tão alegre e simpática quanto Clara, que tinha dentes lindos e um sorriso permanente perfeito. Eram encontros descontraídos, alegres e felizes com pessoas que estavam sempre de bem com a vida.
Clara Nunes, impossível não recordar e deixar de citar, contou muito com o apoio de Adelzon Alves, o amigo da madrugada, meu colega de mais de dez anos no rádio. Ele foi o produtor do primeiro long-play dela e Clara sempre fez questão de dizer que Adelzon foi quem a fez decolar na carreira. Uma carreira marcada por sucessos inesquecíveis, graças à sua voz bonita, personalíssima, e à sua interpretação sempre muito segura.
O projeto da homenagem foi desenvolvido com o escultor Oséas Casanova Ferreira e a Fundição Ademar Alcântara.
O GRES PORTELA estará inaugurando no próximo dia 05 de fevereiro, durante a tradicional Feijoada da Velha Guarda da Portela, o busto da ícone do samba C L A R A N U N E S. É mais uma vitória do MAIS MEMÓRIA no resgate da memória do país.
EVENTO: Inauguração do Busto Clara Nunes.
Local: Quadra da Portela- Rua Clara Nunes 81 – Madureira (Portelão).
Dia: 05.02.2011 (SÁBADO).
Horário: A partir das 13h00.
Diversas atrações estarão prestigiando a notável artista. Familiares, músicos, compositores, profissionais de imprensa e artistas contemporâneos e novos serão condecorados com a Medalha Clara Nunes. O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Mais Memória, com as seguintes parcerias:
Escultor: Professor Oseias Casanova Ferreira.
Fundição: Ademar Alcantara.
Coordenação do Projeto: Nilo Mendes Figueiredo Jr – Vice-Presidente do GRES Portela.
Realização: GRES Portela – Administração Nilo Mendes Figueiredo.
CLARA NUNES, a grande cantora morta prematuramente aos 39 anos, receberá justa homenagem da Portela, que a estrela celebrou em inúmeras apresentações memoráveis. A azul e branco de Oswaldo Cruz encomendou um busto dela em mármore branco, ao professor Oséias Casanova Ferreira (veja na imagem), que será posto na quadra, onde já estão tributos semelhantes a Paulo da Portela e Natal, baluartes portelenses. A cantora, aliás, foi lembrada no refrão do samba de 1984, o último título da escola, “Contos de areia”: “É cheiro de mato/É terra molhada/É Clara Guerreira/Lá vem trovoada.” Clara Nunes merece todas as homenagens (Coluna do Ancelmo Góis- O Globo)

Nenhum comentário: