Blog Clara Nunes: Texto de 1983

14 maio 2010

Texto de 1983

Clara Nunes, muito mais do que “uma cantora de samba”
Uma visão sobre a carreira da cantora, morta cedo demais.
Publicado no Jornal da Tarde, 4/4/1983.
Texto de Sérgio Vaz
A historinha por trás do texto: Clara Nunes morreu de uma dessas mortes imbecis, que não dá para a gente entender. Não tinha completado 40 anos; foi fazer uma operação de varizes numa clínica do Rio, houve problema na anestesia – morreu no dia 2 de abril de 1983, no auge da carreira, com a vida inteira pela frente. Foi num sábado. Naquele tempo, o Jornal da Tarde, onde eu trabalhava como sub-editor de Reportagem Geral e, nas horas vagas, escrevia sobre música brasileira, não saía aos domingos (assim como os jornalões O Estadão, a Folha e O Globo não saíam às segundas); e então me encomendaram um texto para o jornal de segunda-feira, uma avaliação da obra dela, uma matéria de apoio à principal, que seria a reportagem propriamente dita sobre ela, a morte, o enterro. Não conhecia muito bem os discos da Clara, mas me meti a ouvi-los e a ler sobre ela no sábado e no domingo. Não é um texto lá especial, mas acho que pelo menos foi digno – era o mínimo que Clara merecia.
Leia mais:

3 comentários:

Oju d[^_^]b Oyin disse...

Essa mulher foi um marco na música brasileira! E que seu canto ecôe eternamente para todas as raças. sempre!

Anônimo disse...

Essa semana me deparei com um texto antigo, mas bem emocionante sobre a Clara..vale a pena ler, eu fui as lágrimas. http://blogln.ning.com/profile/Veleiro

Charlène disse...

parabéns pelo seu site! Eu sou francês e eu lutava para encontrar informaçoes muito específicas sobre Clara Nunes, mas você me salvar! muito boa sorte, é uma homenagem muito bonita a Clara!!!
:))