Blog Clara Nunes: 4º Festival Clara Nunes - Caetanópolis-MG

10 agosto 2009

4º Festival Clara Nunes - Caetanópolis-MG

(Fotos: Organização do Festival)
A primeira semana do Festival Clara Nunes foi um sucesso. Em sua quarta edição, o Festival que já se tornou uma data festiva trouxe uma multidão para a praça da matriz atraída pelas atrações que neste ano superaram os anteriores. Abrindo o fim de semana o show de Márcio Guima e Yeda Maranhão na sexta-feira foi acompanhado por uma centena de expectadores espalhados na praça central.No repertório uma homenagem à tia Clara Nunes. Márcio com os músicos da banda de BH "Patota do Cosme" desfilou 13 sucessos de Clara desde o início de sua carreira até "Ijexá" seu último sucesso de 1982.
Yeda Maranhão, cantora maranhense radicada no Rio de Janeiro, convidada de Márcio neste ano, mostrou seu trabalho de compositora da Escola de samba Salgueiro não esquecendo também de prestar tributo à Clara com canções como:"Um ser de Luz","Menino Deus" dentre outras.
No sábado dia 8, a palestra do Radialista e Produtor Adelzon Alves "A história da música brasileira"aconteceu no salão da Casa de Cultura Clara Nunes, antigo cinema onde Clara cantou pela primeira vez quando menina. Adelzon já se tornou um nome que não falta ao evento, sendo uma sumidade no assunto música popular.
A aura homenagem continuou à noite com a explosão de alegria do público ao entrar a Velha Guarda da Portela contagiando até quem não é portelense.Entre um número e outro os "padrinhos" de Clara (como ela gostava de chamá-los) entraram no palco sob olhares de uma multidão como nunca se viu em Caetanópolis.
Toda essa gente,respeitosamente, aplaudiu de pé quase duas horas de show,
onde foram incluídas carinhosamente clássicos do repertório de Clara como:
"Jardim da Solidão"(Monarco) "Na linha do mar" (Paulinho da Viola) "Conto de Areia" (Romildo/Toninho) cantada em coro com o público "Ê Baiana"(Fabricio da Silva/Baianinho/Enio Santos Ribeiro/Miguel Pancracio "Peixe com Coco"(Alberto Lonato/Josias/Maceió do Cavaco)"O mar serenou"(Candeia)e finalizando o show uma verdadeira apoteose :"Portela na Avenida"(Mauro Duarte/Paulo César Pinheiro) música "esquenta"dos desfiles da escola.
A platéia emocionada cantou junto numa reverência mais que merecida à Velha Guarda da Portela.
Finalizando o espetáculo de samba no sábado, subiu ao palco Dudu Nobre com show internacional acompanhado de bailarinas e mulatas do Salgueiro.A noite terminou com palavras carinhosas do carioca "bom malandro" agradecendo o convite da Prefeitura da cidade e ao povo que mantêm viva a memória de Clara Nunes,artista nascida nesta cidade abençoada que todo ano ajuda rememorá-la com o Festival Cultural em agosto.
O evento continua nesta semana abrindo espaço para músicos mineiros do 14 Bis e PaulinhoPedra Azul.

Parabéns ao Festival que a cada ano se supera na organização!
Velha Guarda da Portela
Dudu Nobre
Márcio Guima
Yêda Maranhão
Adelzon Alves e Dindinha(irmã de Clara)

4 comentários:

Harley Coqueiro disse...

Brilhante! Não haverá palavra melhor para definir o evento deste ano!!!

Sandra. disse...

Dindinha é a pessoa mais doce do mundo!
E voce, Neide, a amiga MAIOR!!!

Neide Pessoa disse...

Sandra,
obrigada pelas palavras boas.
Meu carinho.
Neide

Anônimo disse...

É muito bom saber que Clara é bem representada e reconhecida por todos, saiu de uma pequenina cidade do interior de Minas Gerais, Caetanópolis, hoje essa cidade se encontra em festa, muitas pessoas pensavam que ela era nascida em outro município, mais aos poucos estão descobrindo suas verdadeiras identidades, suas raízes de origens através do Festival realizado em sua homenagem, cujo festival todos acham que foi criação do atual prefeito e também de sua atual secretária de cultura, mais que na verdade a idéia foi de uma outra pessoa que cujo não recebeu nem um obrigado, o que acho completamente uma falta de respeito com o mesmo, hoje ele não mora mais em Minas, terminou sua faculdade com muita dificuldade e resolveu sair de Caetanópolis por causa disso, não aguentava mais ver os outros (prefeito e secretaria) recebendo méritos as suas custas. Agora pergunto: será que consciências dessas pessoas não doem? será que não se incomodam em saber que, o que fizeram é errado?.......

Só peço que façam justiça e que não deixem pessoas como essa levar proveito de coisa que não dizem respeitos a elas.........