Blog Clara Nunes: Vem aí o Festival de Inverno São João Del Rey

05 junho 2008

Vem aí o Festival de Inverno São João Del Rey

Identidade Visual do 21º Inverno Cultural
Universidade Federal São João Del Rey
De 12 a 26 de julho 2008
A vigésima primeira edição do Inverno Cultural elege Clara Nunes como personagem singular para prestar um tributo ao Brasil mestiço. A mineira Clara Nunes marcou a história da música brasileira pela construção de uma carreira ligada à diversidade mestiça e pela força de sua interpretação. A intérprete entoou diferentes ritmos da tradição musical brasileira: sambas, frevos, xotes, valsa, jongos, afoxés, pontos de umbanda e de congado, entre outros gêneros. No entanto, a homenagem do Inverno Cultural em 2008 pretende mostrar Clara Nunes além da fronteira da música, que todos conhecem bem. Acima disso, a cantora pode ser vista como símbolo de um país miscigenado, uma figura capaz de unir religiões, raças, ritmos e experiências culturais diversas, na composição plural do painel cultural brasileiro.
A identidade visual do 21º Inverno Cultural da UFSJ tem como objetivo valorizar Clara Nunes como a pessoa que foi e usar sua imagem para exemplificar a miscigenação que ela representa. Acima da música, a imagem de Clara sempre foi associada à leveza, à simplicidade, à pureza e à autenticidade.
Fisicamente, sua beleza era percebida no sorriso largo que carregava no rosto e nos cabelos volumosos emoldurados por belos adereços.
Para compor a identidade visual do 21º Inverno Cultural foi explorado todo o simbolismo dos diversos elementos presentes no universo cultural brasileiro, que se tornaram marcas visuais constantes na figura de Clara Nunes: flores, colares, conchas, a simbologia dos orixás do candomblé e da umbanda, rendas e outros tecidos de algodão de cor branca. Além do branco, o azul e o amarelo também marcam a identidade visual, buscando referência nos figurinos de Clara. Esse simbolismo ilustrou dois perfis da artista, que se opõem com algumas diferenças visuais, compondo um reflexo da pluralidade e da mestiçagem que Clara Nunes representa e a imagem da artista que a consagrou na memória popular.
Olívia Lombardi e Priscila Gaio.
Due Comunicação

Fonte: http://www.invernocultural.ufsj.edu.br/

Nenhum comentário: