Blog Clara Nunes: Jornal Pampulha BH- Eterna (e terna) Clara Nunes - musical em sua homenagem chega à BH

05 abril 2015

Jornal Pampulha BH- Eterna (e terna) Clara Nunes - musical em sua homenagem chega à BH

ARTES CÊNICAS- Jornal pampulha - bh 

Eterna (e terna) Clara Nunes


Uma das maiores cantores brasileiras de todos os tempos, Clara Nunes é tema de musical
Uma das maiores cantores brasileiras de todos os tempos, Clara Nunes é tema de musical
PUBLICADO EM 04/04/15 - 
LETÍCIA FONTES
No começo de sua carreira em disco, Clara Nunes teve de lutar para não ser cantora de boleros. Conseguiu. Mas muito mais ainda ela lutaria, depois, para não ser considerada apenas como “cantora de samba”. Morreu sem que muita gente tenha se dado conta de que ela queria mesmo era cantar tudo, sem estereótipos. E é com essa missão, de manter vivas história e memória dessa “tal mineira” que Belo Horizonte recebe na próxima quinta-feira (9), o espetáculo “Deixa Clarear, Musical Sobre Clara Nunes”, no teatro Sesiminas.

Natural de Caetanópolis, Clara Nunes sacramentou o poder feminino na música brasileira na década de 1970. Através de seus vestidos rendados, pulseiras, tiaras e um timbre caloroso e ao mesmo tempo enternecedor, ela foi a primeira cantora brasileira a ultrapassar a marca de 500 mil cópias vendidas com o LP “Alvorecer”. Inspirada na força e dedicação da cantora, a carioca Clara Santhana teve a ideia de montar um espetáculo especialmente dedicado à mineira. “Foi na cara e na coragem, sem patrocínio, que quis montar um espetáculo para Clara. Nisso a gente é bem parecida. Lembro que desde pequena minha mãe falava sobre ela, mas foi mesmo na faculdade que passei a escutar e a me interessar mais por esse universo do samba e da mitologia. O que meu deu mais força para mergulhar fundo nesse projeto foi perceber que muitos jovens não conhecem sua música. Eu quero contribuir para manter acesa a chama de seu repertório, de sua poesia”, declara a atriz, que vive a xará nos palcos.

Com texto de Marcia Zanelatto e direção de Isaac Bernat, o musical passeia pelas várias fases da carreira e vida da cantora, com um repertório composto por grandes compositores e letristas, como Paulo César Pinheiro (com quem Clara foi casada), João Nogueira, Paulinho da Viola, Candeia, Chico Buarque e Nelson Cavaquinho. O espetáculo, que estreou em 2013, já alcançou um público de mais de 45 mil espectadores em todo o Brasil. E, para aproveitar o sucesso, a montagem, primeira atração do projeto “Sesi no Palco”, irá passar, em abril e maio, pelas cidades de Contagem, Itaúna, Uberlândia, Uberaba, Ouro Preto, Mariana e Tiradentes.

Despojado
Apesar do formato musical, “Deixa Clarear, Musical Sobre Clara Nunes” se enquadra em outra categoria, segundo o diretor Isaac Bernart. “Diferente dos grandes musicais, nós pensamos em produzir uma peça mais despojada, até para termos facilidade e agilidade para viajar para qualquer lugar”.

Ele conta que são quatro músicos e a Clara em cena. “Nós não tivemos a preocupação em contar cronologicamente sua vida e o mais legal é que apesar de simples, temos recebido um retorno muito bacana, tanto de fãs quanto de crianças e pessoas que não conheceram a grande guerreira que foi Clara”, afirma o diretor.

Deixa Clarear, Musical sobre Clara Nunes
Teatro Sesiminas (r. Padre Marinho, 60, Santa Efigênia, 3241-7181). Dia 9 (quinta), às 20h. Gratuito. Livre.
 http://www.otempo.com.br/pampulha/almanaque/eterna-e-terna-clara-nunes-1.1018990

MUSICAL

Vida e obra de Clara Nunes estarão em cartaz na cidade (Contagem-MG)

A peça já alcançou o público de 45 mil pessoas e poderá ser assistida no Teatro Sesi Contagem, no próximo dia 10; a entrada é gratuita e os ingressos serão retirados no local

musical
Musical apresenta várias fases da carreira de Clara Nunes e tem como ponto alto a música, que atua como uma extensão da cena
PUBLICADO EM 01/04/15 - 19h09
A mineira que dividia seu tempo como tecelã e cantora em um coral, em Belo Horizonte, ganhou o mundo ao cantar o melhor do samba brasileiro com sua “voz de ouro”. Natural de Caetanópolis (MG), Clara Nunes, também conhecido como “A Guerreira”, marcou a história da música brasileira e é homenageada no musical “Deixa Clarear”, com direção de Isaac Bernat e texto de Márcia Zanelatto. O espetáculo, que já alcançou público de 45 mil pessoas, estará em Contagem, no Teatro Sesi Contagem, no próximo dia 10.
A peça é a primeira atração do projeto Sesi no Palco, que vai levar aos principais pólos e cidades industriais de Minas Gerais mais arte e cultura para o trabalhador da indústria ao longo do ano. Todas as apresentações são gratuitas, sempre às 20h.
“Deixa Clarear”, musical sobre Clara Nunes” tem como protagonista a atriz carioca Clara Santhana, idealizadora do projeto e apaixonada pela obra da cantora mineira. O espetáculo é o encontro das duas Claras: a atriz e a cantora. Para a pesquisa e preparação do espetáculo, Clara esteve em Caetanópolis, MG, onde realizou entrevistas com Dindinha, irmã da cantora, e visitou o Memorial Clara Nunes, onde estão expostos seus figurinos e prêmios.
Com duração de 75 minutos, o musical apresenta várias fases da carreira e da vida de Clara Nunes e tem como ponto alto a música, que atua como uma extensão da cena. Estão lá clássicos da cantora, como “O Canto das Três Raças” (Paulo Cesar Pinheiro/ Mauro Duarte) e “Na Linha do Mar” (Paulinho da Viola), “Morena de Angola” (Chico Buarque), “Um Ser de Luz” (João Nogueira/Paulo Cesar Pinheiro e Mauro Duarte) e “O mar serenou” (Candeia), entre outros. O espetáculo mistura música e poesia para contar, de forma delicada, um pouco da trajetória de Clara Nunes, com o objetivo de incentivar a juventude a valorizar a música brasileira e suas raízes genuínas. “Nossa ideia é apresentar o legado de Clara Nunes para as novas gerações”, explica Clara Santhana. A atriz se apresenta acompanhada da banda formada por Luciano Fogaça (percussão) e Bidu Campeche (percussão e cavaquinho), Felipe Rodrigues (violão) e João Gabriel (flauta e sax tenor).

O projeto
O espetáculo “Deixa Clarear” é a primeira atração do projeto Sesi no Palco, iniciativa do Serviço Social da Indústria de Minas Gerais (Sesi MG) com intuito de levar mais cultura para a sociedade, a indústria e seu trabalhador, com foco nas principais cidades industriais de Minas Gerais.
O gerente de cultura do Sesi MG, Thiago Maia, explica que a escolha da peça para dar início à ação se deve também ao fato da Clara Nunes ter sido, por muitos anos, uma industriaria, tendo trabalhado como tecelã na mais antiga indústria mineira, a Cedro Têxtil S.A., e, posteriormente, na Fábrica de Tecidos Renascença. “Aos sons dos apitos da fábrica, Clara Nunes modulou sua voz para encantar o público brasileiro. Contar sua história aos industriários, sua vivência dentro das fábricas, é mostrar a eles como todos são talentosos por si só. Investir no trabalhador é fortalecer e contribuir para a economia, ao melhorar sua qualidade de vida a empresa sente o reflexo em sua produção, com maior competitividade e baixo no absenteísmo”, ressalta.
Ao longo do ano haverá apresentações artísticas de dança, teatro, música nos espaços culturais do Sesi e em praças públicas, todas gratuitas.
Serviço
A entrada é gratuita, e os ingressos são limitados à capacidade do teatro. A retirada do ingresso será feita no dia do evento até uma hora antes do início das apresentações.

Na estrada desde 2013
O musical estreou em 2013 no Teatro Café Pequeno, como uma homenagem aos 30 anos de morte da cantora mineira.  Com o sucesso, seguiu para o Teatro das Artes, o Teatro João Caetano e, desde então, já rodou por cidades como Niterói, Resende, Araxá (MG) e Goiânia (GO). “O mérito desse sucesso está na brilhante atuação de Clara Santhana, na direção cuidadosa do Isaac Bernat e na nossa excelente equipe de produção”, afirma a autora Márcia Zanelatto.
A atriz Clara Santhana é dirigida por Isaac Bernat, que recentemente assinou a direção de “Calango Deu” e atua na peça “Incêndios” com Marieta Severo. Já a direção musical ficou a cargo de Alfredo Del Penho que participou de musicais como “Gonzagão, A Lenda”, “Sassaricando” e “A Ópera do Malandro”. 

SÁB 04/04/15

ARTES CÊNICAS - 03h00
Eterna (e terna) Clara Nunes

“Transitar pelo universo musical e pela memória de Clara Nunes nos abriu uma imensa possibilidade de olhares sobre o Brasil, bem como sobre o que é ser um artista profundamente envolvido com a sua arte e com seu país”, explica o diretor Isaac Bernat.


Um comentário:

Sandra Serrado disse...

Sucesso, Clara Santhana. Parabéns, Márcio Guima pela iniciativa.
Bj carinhoso
Sandra Serrado
Atriz do Vem Clarear - Tributo a Guerreira!