Blog Clara Nunes: Portela levanta a arquibancada com homenagem à Bahia

20 fevereiro 2012

Portela levanta a arquibancada com homenagem à Bahia

A Portela balançou as arquibancadas do sambódromo do Rio de Janeiro na noite deste domingo (19). O desfile sobre a fé e as festas populares da Bahia contagiou o público e transformou a Sapucaí em uma grande festa popular baiana. Segunda escola a se apresentar, o desfile da Portela teve um gosto especial para os integrantes, que vibravam com a beleza e o sucesso do samba. Além de estar em jejum de vitórias há mais de 20 anos, a escola sofreu com o incêndio que prejudicou seu desfile em 2011. Para trazer sorte, a escola cantou a fé da Bahia com o enredo É o Povo na Rua Cantando. É feito Uma Reza, um Ritual. A comissão de frente "Quero Vestir A Roupa da Santidade" mostrou os orixás do candomblé, evocados por filhos e mães de santo. Entre eles, o ator Milton Gonçalves representou um babalorixá. A comissão trouxe um tripé representando as igrejas barrocas baianas, de onde saíam os orixás fantasiados. A ideia do carnavalesco era mostrar o sincretismo religioso da Bahia. O carro abre-alas trouxe, além de uma grande águia dourada segurando um patuá, os cantores Paulinho da Viola e Marisa Monte como destaque. A cantora simbolizava Clara Nunes, sambista que foi integrante da escola e que conduz o enredo da escola. Logo em seguida, a ala "Olhai seus filhos com olhar sereno" apresentou uma coreografia com as vassouras utilizadas nas lavagens da Igreja do Bonfim, retratada no segundo módulo do carro alegórico. A alegoria contou com 50 mil fitinhas do Senhor do Bonfim amarradas nas laterais do carro. Segundo o carnavalesco Paulo Menezes, elas foram benzidas pelo padre da igreja e por mães de santo de Salvador. Além das fitinhas, diversas baianas compunham a alegoria. A ala "Alma em Festa da Nossa Cidade" mostrou a fé pelo santo, que é o mais querido dos baianos. Da Lavagem do Senhor do Bonfim, a Portela partiu para a Festa de Iemanjá, outra celebração religiosa típica da Bahia. As alas mostraram os presentes oferecidos pelos fiéis à orixá conhecida como rainha do mar. De azul e verde claro, a ala das baianas "Minha Sereia É a Rainha do Mar" também reverenciou Iemanjá, que foi destacada na segunda alegoria, "Como Saúda a Rainha do Mar". As influências africanas da Bahia foram lembradas nas alas, com referências à cultura negra e ao Ilê Ayê, o primeiro bloco composto por negros de Salvador. A terceira alegoria, "Abram Espaço Nesta Sagrada Caminhada", destacou a religião como maior herança do continente herança. O carro contou com integrantes do Balé Folclórico da Bahia, que faziam performances e danças afro. Logo em seguida, a bateria vestida de Filhos de Gandhy cobriu de branco a passarela. O carnavalesco optou por incluir uma ala atrás da bateria com a mesma fantasia, para dar a dimensão que o bloco Filhos de Gandhy tem no Carnaval de Salvador. Além disso, a bateria se destacou pelos atabaques utilizados para dar um toque da percussão baiana ao samba portelense. A ala "Tá No Batuque Que Balança Nego" lembrou o balanço da música baiana e foi a ala mais colorida da Portela, destacando as cores amarelo, azul, vermelho e amarelo. "Abre alas Porque o Olodum Chegou" foi outra a ala que destacou a percussão baiana do grupo conhecido internacionalmente. A quarta alegoria, "O Canto da Cidade", reproduziu os casarões, ladeiras, largos e escadarias do Pelourinho e teve Daniela Mercury como destaque. A cantora precisou alterar as datas de sua apresentação no Carnaval de Salvador para estar presente no desfile. Além dela, o carro também lembrou a banda Timbalada, dispondo os integrantes em uma grande escadaria com as roupas do grupo. Tambores do Olodum compõem as laterais da alegoria. Nas alas, a Portela lembrou outras manifestações culturais baianas, como o Zambiapunga, e a Festa de Santo Amaro da Purificação, que acontece no Recôncavo baiano. A alegoria de apoio "A Casa é Sua Dois Dois", com bonecos e carrinhos como decoração, lembrou a festa de Cosme e Damião, santos gêmeos festejados no estado. Os atores Fábio Lago e Fabrício Boliveira representaram os santos. As festas juninas foram o tema da quinta alegoria, "E Hoje é o Aniversário de São João", que apresentou um grande boneco lembrando Gilberto Gil com uma sanfona. Nas bordas do carro, alguns casais dançavam forró. Em seguida, a ala "Toda Festa de Um Povo" lembrou o espírito de festa do povo baiano. Para fechar o desfile, a Portela lembrou nas alas outros sambas enredo em que celebrou festas populares brasileiras. O último carro alegórico trouxe imagens dos orixás baianos nas laterais, saudando a Velha Guarda da Portela. Além dos sambistas, o carro também trouxe a cantora Vanessa da Matta representando Clara Nunes.












SALVE O SAMBA,SALVE A SANTA E SALVE CLARA NUNES!


http://www.jb.com.br/carnaval-2012/noticias/2012/02/20/portela-levanta-a-arquibancada-com-homenagem-a-bahia/


Um comentário:

Neide Pessoa disse...

Portela e Tuiuti,
ambas fizeram belo desfile.
Tuiuti homenageando Clara Nunes,nossa eterna VOZDEOURO e Portela homenageando a Bahia,as duas cumprindo exatamente seus objetivos.
A família de Clara e seus amigos
não viram pouco caso para com Clara,da parte da Portela.
O distingo é fundamental e era o que Clara mais gostava; NÃO CONFUNDIR E NEM MISTURAR AS COISAS.
Salve Clara!