Blog Clara Nunes: Samba enredo da Portela 2019- Clara Nunes homenageada

19 novembro 2018

Samba enredo da Portela 2019- Clara Nunes homenageada

Por Mauro Ferreira, G1
 
             
Com capa que expõe foto do desfile campeão da escola Beija-Flor no Carnaval deste ano de 2018, o disco Sambas de enredo 2019 chega ao mercado fonográfico nesta segunda quinzena de novembro.
O disco traz os registros oficiais dos sambas com os quais as 14 agremiações do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro vão disputar o título em 2019.
Um dos sambas com maior potencial – até pela empatia popular do enredo em tributo à cantora mineira Clara Nunes (1942 – 1983) – é o da Portela, uma das duas escolas campeãs do Carnaval carioca de 2017.
Capa do disco 'Sambas de enredo 2019' — Foto: DivulgaçãoCapa do disco 'Sambas de enredo 2019' — Foto: DivulgaçãoCapa do disco 'Sambas de enredo 2019' — Foto: Divulgação
Nada menos do que nove compositores – Jorge do Batuke, Valtinho Botafogo, Rogério Lobo, Beto Aquino, Claudinho Oliveira, José Carlos, Zé Miranda, D’Souza e Araguaci – assinam o samba gravado por Gilsinho para o disco e criado com base no enredo Na Madureira moderníssima, hei sempre de ouvir cantar uma sabiá, criado pela carnavalesca Rosa Magalhães para saudar Clara Nunes, cantora que se tornou um dos símbolos da Portela ao abraçar o samba a partir da década de 1970.
Entre alusões a nomes de músicas que se tornaram sucesso na voz iluminada da cantora, como Canto das três raças (Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro, 1976) e Morena de Angola (Chico Buarque, 1980), a letra cita e saúda nominalmente bambas da Portelas como o compositor Candeia (1935 – 1978), Paulo Benjamim de Oliveira (1901 – 1949) – o Paulo da Portela, referencial sambista da escola nascida de bloco do qual Paulo foi um dos fundadores em 1923 – e Natalino José do Nascimento (1905 – 1975), o Natal da Portela.
Dentro do padrão de samba-enredo adotado pelas escolas nos últimos 20 anos, o samba da Portela para o Carnaval de 2019 pode ser considerado bom.
Logomarca do enredo criado pela escola de samba Portela em homenagem à cantora Clara Nunes — Foto: Portela / InstagramLogomarca do enredo criado pela escola de samba Portela em homenagem à cantora Clara Nunes — Foto: Portela / Instagram
Logomarca do enredo criado pela escola de samba Portela em homenagem à cantora Clara Nunes — Foto: Portela / Instagram
Eis a letra do samba-enredo Na Madureira moderníssima, hei sempre de ouvir cantar uma sabiá:
Axé… sou eu
Mestiça, morena de Angola, sou eu
No palco, no meio da rua, sou eu
Mineira, faceira, sereia a cantar, deixa serenar
Que o mar… de Oswaldo Cruz a Madureira
Mareia… a brasilidade do “Meu lugar”
Nos versos de um cantador
O canto das raças a me chamar
De pé descalço no templo do samba estou
É rosa, é renda, pra águia se enfeitar
Folia, furdunço, ijexá
Na festa de Ogum Beira-mar
É ponto firmado pros meus orixás
Eparrei Oyá, eparrei…
Sopra o vento, me faz sonhar
Deixa o povo se emocionar
Sua filha voltou, minha mãe
Pra ver a Portela tão querida
E ficar feliz da vida
Quando a Velha Guarda passar
A negritude aguerrida em procissão
Mais uma vez deixei levar meu coração
A Paulo, meu professor
Natal, nosso guardião
Candeia que ilumina o meu caminhar
Voltei à Avenida saudosista,
Pro azul e branco modernista… eternizar
Voltei, fiz um pedido à Padroeira
Nas cinzas desta quarta-feira… comemorar

Nossas estrelas no céu estão em festa
Lá vem Portela com as bênçãos de Oxalá
No canto de um Sabiá
Sambando até de manhã
Sou Clara Guerreira, a filha de Ogum com Iansã
 — Foto: Editoria de Arte / G1 — Foto: Editoria de Arte / G1
— Foto: Editoria de Arte / G1

Nenhum comentário: