29/04/2016
Jazigo da cantora, que é um dos mais visitados do São João Batista, recebeu uma legião de fãs em visita guiada
Rio – No mês que marca os 75 anos de Clara Nunes, a cantora, reverenciada por uma legião de fãs mesmo após 33 anos de seu falecimento, foi homenageada com uma visita guiada ao seu túmulo, no cemitério São João Batista.
O jazigo da cantora é um dos mais visitados do cemitério carioca. A fé de seus seguidores é tão grande, que eles atribuem a ela graças alcançadas, como mostram placas colocadas sobre sua sepultura em agradecimento ao desejo obtido.
Na homenagem, realizada nesta quinta-feira, o ator Thiago Azevedo se caracterizou como a cantora, com vestido branco rodado, muitas miçangas adornando o pescoço e os braços, e um turbante com flores na cabeça, fazendo lembrar o visual da artista, que tinha raízes na cultura afro e era adepta da umbanda.
O grupo que participou da visita, coordenada pelo historiador Milton Teixeira, ficou surpreso ante a homenagem e algumas pessoas até se comoveram com a performance do ator; ele encarnou Clara e contou partes da trajetória da vida dela.
Histórias como o orgulho que Clara tinha de sua família simples, do interior de Minas Gerais, de ter começado a trabalhar como tecelã, do seu início como cantora, do auge da carreira, em 1974, do seu amor pela escola de samba Portela, entre outros fatos marcantes.
A visita
A visita guiada ao cemitério São João Batista é uma iniciativa da Concessionária Rio Pax. Com duração de uma hora em meia, acompanha a evolução arquitetônica dos séculos XIX e XX e termina no Mausoléu da Academia Brasileira de Letras, onde estão enterrados mais de 60 imortais, entre eles o fundador da ABL, Machado de Assis.
Ao longo do passeio, o público pode visitar o túmulo de diversas personalidades, como José de Alencar, Cândido Portinari, Carmem Miranda, Tom Jobim, Santos Dumont, Vinícius de Moraes, Chacrinha, Cazuza, nove ex-presidentes da República, entre outros.
As visitas gratuitas acontecem uma vez por mês, com grupos de até 100 pessoas formados por alunos de escolas, turistas e curiosos. Os passeios podem ser agendados no site www.cemiteriosjb.com.br.
Fonte: Jornal O Dia
http://odia.ig.com.br
http://odia.ig.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário