Prefeito se emociona ao inaugurar escola que funcionava em tapera
A escola
A Escola Clara Nunes homenageia a cantora de MPB morta em 2 de abril de 1983, no Rio de Janeiro, com 40 anos de idade, após 28 dias em estado de coma, em decorrência de uma cirurgia mal sucedida, para retirada de varizes nas pernas em 5 de março daquele mesmo ano. (Texto: Célio Sabino/Fotos: Dinho Aires)
Tema de matéria do “Jornal Nacional”, em 2013, a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Clara Nunes”, na Vila Zé do Ônibus, no Projeto de Assentamento (PA) Sumaúma, distante 120 quilômetros da sede do município, sai do ostracismo e da condição de tapera para um ambiente climatizado e com previsão para receber Internet.Ao inaugurar a escola, o prefeito de João Salame se emocionou e foi às lágrimas ao ouvir os agradecimentos da comunidade. A inauguração aconteceu na manhã de sábado (18), com participação de comitiva da Secretaria Municipal de Educação, do vice-prefeito Luís Carlos Pies, vereadores Alécio Stringari – Alécio da Palmiteira – e Leodato Marques. A cerimônia foi aberta pelo pastor Edivaldo Tomé, da Igreja Assembleia de Deus.Com capacidade para um público-alvo maior, a escola já tem 18 alunos matriculados do 1º ao 5º anos do Fundamental e tem como professora Cleudes Barbosa dos Santos.O vice-prefeito Luiz Carlos lembrou em seu discurso que a zona rural foi esquecida por muitos anos porque as administrações que antecederam o Governo João Salame consideravam que as pessoas que moram ali não precisavam de cultura, de educação.Já o secretário de Educação, Pedro Souza, enfatizou a situação desumana como estudavam as crianças do PA Sumaúma e lamentou a forma como adversários políticos tentaram atingir o prefeito João Salame, creditando a seu governo o descaso de anos de administração pública, em que nenhum prefeito olhou para aquele povo.
“Esta realidade sempre existiu, não é de agora, mas quis Deus que fosse o nosso governo a dar um novo rumo na história. Até o final deste iremos entregar 22 escolas que se encontram em estágio final de obras”, anunciou Pedro Souza.Após ouvir vários agradecimentos de moradores e pais de alunos, o prefeito João Salame fez seu discurso muito emocionado, com os olhos marejados. “Pela primeira vez na história de Marabá, depois de anos de uma realidade cruel, além de construir escolas, estamos fazendo creches na zona rural, quando, em 102 anos do município, foram construídas apenas três em prédios próprios”, lembrou Salame.
maraba.online.gov.br
maraba.online.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário