Blog Clara Nunes: Duas Claras em cena

21 dezembro 2014

Duas Claras em cena

Clara Nunes é interpretada por duas atrizes diferentes, em show distintos

A célebre cantora está em cartaz na peça 'Deixa Clarear' e no espetáculo 'Chacrinha, o Musical'

LEANDRO SOUTO MAIOR
Rio - Uma está saindo de cartaz neste fim de semana. A outra estreou faz pouco tempo. Ambas, no entanto, encarnam a mesma personagem no palco: a saudosa cantora Clara Nunes (1942-1983).
Clara Santhana (sim, ela é homônima da homenageada e vive ouvindo piadinhas sobre isso) é a idealizadora e protagonista da peça musical ‘Deixa Clarear’, cujas sessões nestes sábado e domingo, no Imperator — Centro Cultural João Nogueira, no Méier, são as últimas da temporada. Erika Riba vive a célebre intérprete em ‘Chacrinha, o Musical’, que está em cartaz no Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, até o dia 1º de março.
Clara Santhana (E) e Erika Riba interpretam a célebre cantora
Foto:  Márcio Mercante / Agência O Dia
“Minha participação como Clara Nunes neste espetáculo sobre o Chacrinha é muito pequena, mas ela foi uma cantora com uma força tão grande que a plateia vem abaixo, tem gente que vai às lágrimas”, emociona-se Erika.
Clara (a Santhana, não a Nunes, claro) emenda: “Tem até um boato, que nem é abordado em nenhuma das duas peças, de que o Chacrinha teria sido apaixonado por ela”, entrega. “Fato é que ele acreditou muito no potencial dela.” 
Caracterização
E, para ficar a cara da Clara, nada que uma bela peruca cacheada, ornamentada por uma tiara gigantesca ou uma coroa de flores, típicas da cantora, não resolva.
“Além de muitos acessórios, como pulseiras, tornozeleira com búzios e vários outros penduricalhos”, lista Clara Santhana.
Assim como a homenageada, as duas atrizes também são ligadas em religiões afro-brasileiras, como umbanda e candomblé. “Já vieram me dizer que, quando eu entro em cena na pele da Clara Nunes, ela está ali comigo”, conta Erika. “Mas eu mesma nunca vi nem ouvi nada sobrenatural.”
Em ‘Deixa Clarear’, atesta Clara Santhana, acontece o mesmo: “Também nunca vi, mas sinto a presença dela. Na verdade, sinto que há um consentimento dela. É uma responsabilidade muito grande viver Clara Nunes no palco, mas tenho certeza de que ela me dá permissão para isso.

2 comentários:

Anônimo disse...

falta uma miniserie para contar a historia da maior cantora de todos os tempos clara é claro

Anônimo disse...

Essas mulheres imitando a Clara não têm a permissão da Dindinha para usar a imagem da guerreira.O minimo que elas poderiam fazer em prol da memória da clara era dar uma parcela do dinheiro dos espetáculos para a Creche e o Memorial da cantora.Ridiculas,SEM NOÇÃO E SIMANCOL!