Blog Clara Nunes: Detalhes do musical Clara Nunes para 2015

01 dezembro 2014

Detalhes do musical Clara Nunes para 2015

Musical Clara Nunes, Um Ser De Luz


Informações

Este projeto prevê a criação do espetáculo musical "Clara Nunes um Ser de luz" que é uma justa homenagem a grande cantora Clara Nunes, será protagonizado por Vanessa Gerbelli. Logo no início do espetáculo, o público será surpreendido por raios e trovões que anunciarão a visita de “Um Ser de Luz”. Este é o título da música que Paulo Cesar Pinheiro, marido de Clara Nunes, compôs com João Nogueira e Mauro Duarte dias após a sua viagem para morar com as estrelas, conforme diz em sua letra. E é justamente isto que acontecerá neste espetáculo. Clara Nunes surge num céu estrelado e, no final do espetáculo, retorna para sua morada: as estrelas. Uma celebração da sua vida e obra que não morrerão jamais!


Clara Nunes, cantora brasileira, considerada uma das maiores intérpretes do país, mineira guerreira, com vestido rendado, pulseiras, tiaras e farta cabeleira vermelha evocava as raízes do samba, sacramentando o poder feminino na música brasileira. Com o LP Alvorecer, ela foi a primeira mulher a ultrapassar a marca de 500 mil cópias vendidas, derrubando um tabu segundo o qual mulheres não vendiam discos. Sua interpretação e sua estética inspiram até hoje gerações de cantoras. Profunda conhecedora das danças e das tradições afro-brasileiras, Clara Nunes se tornou uma das cantoras mais regravadas do país nas vozes de Paulinho da Viola, Chico Buarque, Alcione, Vanessa da Mata entre tantos outros artistas de renome e também da nova geração.


O Cenário


O cenário será composto por dois planos . No plano superior vemos o céu repleto de estrelas, tendo ao centro o Divino Espírito Santo e decorado com pombos brancos em toda a estrutura de ferro (colunas e corrimões). As escadas laterais se movem até o centro e formam uma só escada. Os bailarinos, na

maior parte do espetáculo, se apresentam no palco superior. No palco inferior ficarão os músicos, Clara Nunes e o quarteto vocal. No palco inferior vemos, ao fundo, as janelas de uma casa tipicamente mineira com as “namoradeiras” e, ao lado, uma parede decorada com motivos mineiros

(colher-de-pau, panelas de barro, etc...). Também temos diversos estandartes com santinhos e a bandeira do Divino Espírito Santo decorando o cenário, numa alusão a Folia de Reis, muito comum no interior de Minas Gerais, terra natal de Clara Nunes.


A boca de cena é emoldurada por artesanato mineiro (fuxicos, bordados, bonecas de pano, etc...); em cena também surgirá uma barraca, trazendo todo tipo de mercadoria nordestina (feira de mangaio); nas paredes laterais do palco haverá dois imensos oratórios iluminados (São Jorge e Santa Bárbara).

Em cada lado do palco inferior há uma jardineira onde ficarão os músicos e o quarteto vocal vestidos com roupas típicas. Em certo momento do espetáculo, o cenário se divide ao meio revelando um carro alegórico que traz Clara Nunes e a águia iluminada, símbolo da Escola de Samba Portela, como se fosse um desfile no Sambódromo. A águia traz Clara Nunes escondida em suas asas. Quando chegar na boca de cena, bem próxima da plateia, a águia abrirá suas imensas asas e Clara Nunes aparece para o público.


Curiosidades


• O espetáculo vai apresentar que foi a musa Clara, que estava sempre bela, linda, arrumada, vibrante, características da mulher brasileira;

• A cantora é atual e viva no cotidiano do Carioca, sendo ainda hoje o túmulo mais visitado no cemitério São João Batista, e sempre lembrada e reverenciada nas rodas de samba, no morro, na praia, na cidade; ainda é especialmente viva na memória de muitos.

• Clara é intimamente ligada ao Rio de Janeiro, cidade mais visitada do país e atual foco internacional por conta das Olimpíadas Rio 2016.

• Clara é samba, é Rio, é brasilidade, é mulher, é povo, é e sempre será sucesso.
Fonte: VRProjetos 

Um comentário:

Anônimo disse...

VAI SER DIFICIL SEGURAR A EMOÇÃO