"O único lugar que sei que serei sempre lembrada é na Portela", dizia a mineira de Caetanópolis Clara Nunes, em fala reproduzida no documentário "Clara Estrela" (2017), de Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir. Mal sabia a cantora que, décadas depois, ela seria tema da escola de samba do coração, a que mais venceu o carnaval carioca, com 22 troféus conquistados.
Para celebrar os 95 anos da agremiação, o tema não poderia ser mais oportuno. Segundo o presidente da escola, Luis Carlos Magalhães, era um desejo antigo da comunidade portelense. "Todo ano nos cobram isso da gente. ‘Quando que vai ser a vez da Clara, quando?’. Aí esse ano ficou difícil não fazer. Sempre tínhamos a intenção de fazer essa homenagem e esse ano o movimento cresceu muito. Estamos em conversa lá com o pessoal de Caetanópolis", afirmou o presidente ao jornal Extra, do Rio de Janeiro.
Cidade em festa
Em Caetanópolis, a expectativa não poderia ser maior. O município tem um projeto audacioso para o seu tamanho: viver do turismo cultural. Por ser berço da indústria têxtil mineira e terra natal de Clara Nunes, a cidade quer aumentar o fluxo turístico da região, agregando com Cordisburgo e Sete Lagoas um número expressivo de turistas.
"Ter uma escola de samba do Rio de Janeiro falando de Clara Nunes, e sendo ela a Portela, dona de um número enorme de simpatizantes e um eterno reduto da miscigenada obra de Clara, e onde ela foi amada e reverenciada, é a realização de um sonho e resultado de um exaustivo trabalho de 'formiguinha' em manter o nome e a obra de Clara sempre em evidência. Isso é o que fazemos com amor e sem recursos", afirma o prefeito Romário Vicente Ferreira.
O município espera que o enredo da Portela seja uma "mola propulsora" desse ambicioso projeto. "Caetanópolis deixará de ser um pequeno município do interior mineiro para em definitivo ser a terra natal de Clara Nunes", acredita o prefeito, reforçando que não houve nenhum ônus financeiro para o município. ""Essa escolha só trará benefícios sem que nós precisemos investir um único centavo. É um presente de Clara que só dará resultados positivos para Caetanópolis", completa.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Municipal, Cultura e Esportes, Marilene de Fátima Araújo, a relação do município com a Portela não é de hoje. "Justamente por ser o reduto de fãs da Clara, já há algum tempo temos trabalhado o Festival Cultural Clara Nunes na Cidade Maravilhosa, na tentativa de atrair visitantes para a nossa cidade. Temos laços estreitos com a Portela por meio da Velha Guarda, que é atração constante no Festival. Em 13 anos teve presença em seis edições. E Clara acabou por nos ajudar, inspirando sua escola de coração a ser ela própria o Enredo de 2019", comemora.
Caetanópolis se prepara
Com a divulgação do enredo, a cidade ficou em êxtase. "Vamos começar um cadastramento de pessoas que queiram desfilar, assim que os figurinos das fantasias sejam divulgados e elas possam escolher em que ala querem participar. E isso tem que ser com muita alegria, samba no pé, letra do samba na ponta da língua e canto a plenos pulmões", comenta a secretária Marilene Araújo.
Os interessados em participar serão distribuídos pelas diversas alas da escola. Porém, devido à falta de recursos, não será possível que o município arque com transporte e hospedagem dos interessados. "A Prefeitura só poderá ajudar em indicações de hotéis, roteiros e formas de compras de ingressos para o sambódromo, já que não será possível assumir responsabilidades financeiras", lamenta Marilene.
Projeção
Para o prefeito Romário, o desfile promete ser um sucesso. "Nos dará projeção e repercussão. É isso que queremos. Quando alguém pensar em Clara Nunes, simultaneamente pensará em Caetanópolis. A mesma coisa quando pensar em indústria têxtil, em cultura, em bons eventos culturais, numa cidade linda e bem cuidada, com um povo cortês e educado", finaliza.
O enredo "Na Madureira moderníssima, hei sempre de ouvir cantar uma Sabiá" leva a assinatura da carnavalesca Rosa Magalhães. Pela força da cantora, e pelo o que ela representa para a Portela e o Carnaval, o desfile já nasce favorito ao 23º título da agremiação. Confira o Samba-Enredo da Portela 2019: youtu.be/VnJ7Nw94Ipg
http://www.setedias.com.br/noticia/destaques/caetanopolis-se-movimenta-para-samba-enredo-da-portela-2019-em-homenagem-a-clara-nunes/53/19314
Nenhum comentário:
Postar um comentário