Blog Clara Nunes: junho 2016

29 junho 2016

"O mar serenou" estréia no Rio





Estreia na próxima sexta "O mar serenou...Um Conto de Clara"



Espetáculo pretende levar ao palco a beleza e a genialidade da voz da inesquecível Clara Nunes


Jornal do Brasil Sala Baden Powell, em Copacabana, o espetáculo "O mar serenou...Um Conto de Clara". Com texto de Cazé Neto e direção de Milton Filho e Cazé Neto, o espetáculo pretende levar ao palco a beleza e a genialidade da voz,carisma e sedução da inesquecível Clara Nunes.
De forma leve,livre e divertida, a Cia Fazzarte de Teatro conta a trajetória ?de um dos maiores mitos da música brasileira.  



De forma leve,livre e divertida, a Cia Fazzarte de Teatro conta a trajetória ?de um dos maiores mitos da música brasileira

No Alto da Sé, Olinda, Pernambuco, onde fica o Palácio Iemanjá, a comunidade local se organiza para a recepção de Clara Nunes. Entre os preparativos, a carreira da cantora é contada por Pai Dudu - numa licença poética ao Pai Edu,Eduin Barbosa da Silva,Babalorixá,fundador do Palácio de Iemanjá, a quem Clara respeitava e considerava como líder espiritual - Ansiosos com a sua chegada, os moradores empreendem uma verdadeira viagem no universo musical da intérprete misturando suas próprias vidas aos muitos contos de Clara.
Durante o espetáculo de 90 minutos,as atrizes, Andréia Mota,Fernanda Sabot e Renata Tavares,interpretam 28 canções da inesquecível Sabiá. Entre elas,Canto das Três Raças,Morena de Angola e Nação.
http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2016/06/28/estreia-na-proxima-sexta-o-mar-serenouum-conto-de-clara/?from_rss=None

27 junho 2016

Programa TV Brasil- Conhecendo Museus- Memorial Clara Nunes em Caetanópolis-MG



Memorial Clara Nunes


Espaço destaca vida e obra de um ícone da MPB
O prédio que abriga o Memoria Clara NunesO prédio que abriga o Memoria Clara NunesConhecendo Museus desta semana revive a história de um dos maiores nomes da música popular brasileira e estrela internacional: a cantora Clara Nunes. Sua vida e obra está eternizada em um memorial que leva o seu nome, localizado na cidade de Caetanópolis, interior de Minas Gerais. O Memorial Clara Nunes foi Inaugurado em 11 de agosto de 2012 e é um oásis para os fãs de Clara, que deixou um legado cultural para a boa música brasileira.

O acervo possui mais de 6 mil itens catalogados e mais algumas centenas a serem enumeradas. Todos estão bem preservados primando pela qualidade e respeito com a cantora e com seus admiradores. A maioria das peças expostas foram doadas pelo marido de Clara, o compositor Paulo César Pinheiro, e por fãs.

As guias usadas pela cantora estão no acervoAs guias usadas pela cantora estão no acervoOs vestidos marcaram o estilo de ClaraOs vestidos marcaram o estilo de ClaraA visita ao universo de Clara Nunes começa pela Fé, traço marcante em sua vida e que ela fez questão de tornar público através de sua obra. As guias que usava estão penduradas no teto, o chão é forrado de conchinhas trazidas da praia e representam a presença do mar na obra da cantora e o seu significado no universo das religiões afro-brasileiras, o oratório com os santos de devoção, os Pretos Velhos, a Pomba do Espírito Santo. Filha de Ogum e Yansã, Clara nunca negou sua fé.

A mostra também conduz o visitante a um passeio pelos principais momentos marcantes da carreira de Clara, no início dos anos 1980, com a gravação do LP Brasil Mestiço e o show “Clara Mestiça”. As roupas usadas no clip da música e a famosa tornozeleira estão expostas no local. Na parede, um painel cronológico batizado de Vida e Obra apresenta as principais etapas da trajetória artística que transformou Clara Nunes em cantora das raízes da Cultura Popular Brasileira. Ela ganhou prêmios importantes, como o Roquette-Pinto, o mais cobiçado da época, foi acompanhada pelo Conjunto Nosso Samba e trabalhou com grandes produtores e cenógrafos.

Ainda fazem parte do acervo telas, objetos de decoração, roupas, fantasias, colares, pulseiras, adereços que se tornaram símbolo do figurino de Clara Nunes e ajudaram a construir uma mensagem visual única e impactante. No acervo há registros por meio de fotos, cartazes, recortes de jornais, cartões postais, roupas e chinelos da passagem da cantora pelo Japão. O mural de fotos da cantora e amigos em momentos de descontração é um destaque à parte. O memorial também presenteia o público com um documentário feito exclusivamente para ser exibido e levar os fãs e admirados ao túnel do tempo.
Direção: Amauri Mauro
Produção: Ana Moura
http://tvbrasil.ebc.com.br/conhecendomuseus/episodio/memorial-clara-nunes

17 junho 2016

Vem aí novo musical : " O mar serenou...um conto de Clara" estréia 1 de julho - Rio

O MAR SERENOU...UM CONTO DE CLARA


ESTRÉIA DIA 1 DE JULHO !!!

"O MAR SERENOU...UM CONTO DE CLARA"
ESTRÉIA DIA 1 DE JULHO
SEX/SÁB E DOM 
SALA MUNICIPAL BADEN POWELL
Rio de Janeiro- RJ
Av. Nossa Senhora de Copacabana , 360 Copacabana 
Telefone: 021 2548 0421

Dilene Prado, Fernanda Sabot, Júlio César, Renata Tavares, Andreia Mota, China, Bruno Rasa, Junio Duarte e João Acioli


Foto dIvulgação (Cazé Neto)  de Luiz Paulo Silva —