Virginia Rosa canta Clara Nunes em CD
Novo trabalho da cantora celebra Clara além do samba
Novo trabalho da cantora celebra Clara além do samba
por Beto Feitosa
Finalmente em CD, Virginia Rosa canta Clara traz a homenagem da cantora paulistana ao repertório de Clara Nunes. Com lançamento do Selo Sesc, o álbum busca valorizar a interpretação de Virginia em repertório plural, que vai além dos sambas sempre associados a Clara.
Virginia Rosa começou a carreira como vocalista do Isca de Polícia, histórico grupo de Itamar Assumpção. Nessa escola da lira paulistana aprendeu a conhecer e colocar sua marca de artista em qualquer trabalho. Ponto para ela que na hora de abraçar o repertório de uma cantora tão marcante como Clara, soube colocar na frente a artista Virginia Rosa. O álbum busca sua interpretação em arranjos contemporâneos para músicas eternas que fizeram parte do repertório de Clara Nunes.
A relação de Virginia com o repertório de Clara não é recente. Em 2004 a cantora paulistana rodou o país com um espetáculo em homenagem à mineira, que chegou a ser especial de fim de ano da TV Cultura. Em 2013, ano que o Brasil lembrou 30 anos sem Clara, várias outras homenagens apareceram. Se a de Virginia só ganhou registro dois anos depois, chega como a melhor e mais madura delas.
A intimidade de Virginia com o repertório de Clara permitiu ao produtor Ogair Junior a opção de gravar o disco praticamente ao vivo, com todos os músicos tocando juntos em apenas dois dias de estúdio. A direção artística, dividida entre Virginia e seu produtor Fernando Cardoso, procura iluminar Clara Nunes como uma intérprete plural, e não só de sambas.
Seus clássicos estão no disco como A deusa dos Orixás, Menino Deus, O mar serenou e Tristeza pé no chão. Mas o repertório é mais amplo e também lembra que Clara foi intérprete para Basta um dia, de Chico Buarque, Ai quem me dera, de Toquinho e Vinicius de Moraes, eFeira de mangaio, de Sivuca e Glorinha Gadelha.
O ator Ailton Graça participa de Iracema, lendo parte da letra de Adoniran Babosa, repetindo o dueto de Clara com o autor da música. Também passam pelo álbum o grupo vocal Clarianas, Toninho Ferragutti e Osvaldinho da Cuíca.
A força de duas grandes intérpretes. Mergulhar no repertório de Clara Nunes é tarefa difícil, mas Virginia Rosa faz sua reverência com personalidade e digital própria. Virginia Rosa canta Clara é um disco de encontro de duas cantoras de personalidade forte e caminhos criteriosos. Um trabalho de Virginia Rosa, uma homenagem a Clara Nunes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário