Nos últimos anos o público brasileiro presenciou um boom de musicais, principalmente daqueles inspirados nas vidas e obras de ícones da música. Desde 2011, já foram lançados espetáculos baseados nas carreiras de Tim Maia, Cássia Eller, Cazuza, Rita Lee, Milton Nascimento, Elis Regina, entre outros. Agora, foi confirmado que mais duas cantoras serão homenageadas com um musical, Dona Ivone Lara e Clara Nunes.
O espetáculo sobre Dona Ivone Lara recebeu o título de “Ivone Lara – Dona Melodia”, e abordará a carreira da “Primeira Dama do Samba” numa época em que o samba ainda era muito machista. A obra, que tem texto de Diogo Vilela e direção de Fernando Philbert, também apresentará o outro lado de Dona Ivone, que já foi enfermeira, e a própria história do samba. A cantora foi a primeira mulher a participar na ala de compositores da Império Serrano.
Já o musical sobre Clara Nunes, também com previsão de estreia para o começo de 2015, apesar de ainda não ter um título definido, já confirmou que terá a atriz global Vanessa Gerbelli no papel principal. Com roteiro, direção musical e geral de Francisco Nery, o espetáculo retratará a vida e a música da primeira cantora brasileira a vender mais de 100 mil álbuns com dez músicos e dez dançarinos no palco.
(Fonte: Portal Sucesso)
Musical estréia no Rio de Janeiro no Teatro João Caetano em 2015
O projeto consiste na concepção, produção e apresentação do musical “CLARA NUNES” de autoria de Francisco Nery, em uma grande homenagem à cantora Clara Nunes, com produção totalmente nacional e com a realização de 48 espetáculos no teatro João Caetano na cidade do Rio de Janeiro.
O projeto tem por objetivo a concepção, produção e apresentação do musical “CLARA NUNES” de autoria de Francisco Nery, com produção totalmente nacional e com a realização de 48 espetáculos no teatro João Caetano na cidade do Rio de Janeiro de fevereiro a junho de 2015. Por meio da linguagem das artes cênicas, o musical “CLARA NUNES” é uma grande homenagem à cantora Clara Nunes após os 30 anos de seu falecimento. O espetáculo contará com 1 atriz principal, 10 atores/bailarinos, 04 cantores no backing vocal e 10 músicos ritmistas. Fará parte da cenografia uma fotografias instaladas no hall do teatro em painéis de 1,5m de largura por 1,0m de altura, confeccionados em ferro, madeira e vidro e adereçados com motivos mineiros e cariocas, contribuindo assim junto com a encenação para contar a história da vida e obra desta artista e contribuindo para manter vivo seu legado e sua arte. Após a sua realização na cidade do Rio de Janeiro o projeto pretende iniciar turnê nacional homegeando a artista em todo o país, e levando um musical de qualidade aos seus fãs e a todos que apreciam as artes cênicas valorizando a história da nossa música e dos nossos artistas.
Fonte: Ministerio da Cultura
Teatro João Caetano-Rio