Minas, são muitas
Cidade: Caetanópolis | Distância da capital: 96 quilômetros | Região: central | Número de habitantes: 10 345 | Principais atrações: Museu Têxtil Décio Mascarenhas e Memorial Clara Nunes
por Paola Carvalho | 21 de Agosto de 2013
O Museu Têxtil Décio Mascarenhas e o Memorial Clara Nunes (no detalhe): passado preservado
Conhecidos como "o ABC da indústria têxtil brasileira", os irmãos Antônio, Bernardo e Caetano Mascarenhas instalaram, por volta de 1870, uma fábrica de tecidos no distrito de Cedro, localizado em Paraopeba. Emancipado em 1954, o então município foi rebatizado de Caetanópolis, em homenagem a um dos fundadores da indústria, e guarda a memória da Companhia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira. No imóvel que foi a primeira sede da empresa funciona o Museu Têxtil Décio Mascarenhas, um arquivo histórico com mais de 1 000 peças que contam a evolução do negócio. É preciso tempo para explorar cada detalhe em exposição os teares, as cartelas de estampas, os primeiros papéis negociados na bolsa de valores, a coleção de carruagens e o curioso cadastro de clientes. Nele estão registradas as classificações dos fregueses: "pândego, descansado, tornou-se muito atrevido, não serve", "rico, compra muito, mas é exigente e reclamador" e "quebrou por velhacaria, pagou-nos com badulaques, péssimo" são algumas das observações que ficaram para a história.
No meio do acervo, chama atenção também o registro da antiga funcionária Clara Nunes, que acabou se tornando a "voz de ouro" do Brasil. "Nós duas fomos tecelãs na Cedro", conta Maria Gonçalves da Silva, a irmã da cantora, morta em 1983, e responsável pelo Memorial Clara Nunes. No espaço, que não fica distante da antiga fábrica, estão fotos, discos, prêmios e vestidos que pertenceram à artista, a primeira mulher a vender mais de 100 000 cópias de um disco no país. "Meu preferido é o vestido usado no show Mestiça, o último que ela fez", diz a irmã, mais conhecida como dona Mariquita. "Lutei por trinta anos para abrir este acervo." Ela também administra uma creche na cidade um sonho de Clara, que não pôde ter filhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário