Blog Clara Nunes: 6º Festival Clara Nunes- agosto 2011

21 julho 2011

6º Festival Clara Nunes- agosto 2011




Mais uma edição do Festival Cultural Clara Nunes, na cidade mineira de Caetanópolis que realiza do dia 12 a 21 de agosto de 2011 o 6º Festival cultural Clara Nunes, em homenagem à cantora, filha ilustre da terra , falecida em 02 de abril de 1983. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura da cidade em parceria com o Instituto Clara Nunes, associação da família da cantora que reúne Creche e acervo para futuro memorial que deve ser inaugurado ainda este ano, obra em parceria com o governo de Minas.

O sexto evento apresenta oficinas, exposições, vídeos educativos, filmes, shows e peças teatrais. Destaque para os projetos do 'Festival de Músicas' inéditas ,'Descobrindo novos talentos', com a idéia de proporcionar oportunidade aos novos talentos de Caetanópolis e região.A abertura oficial dos shows acontece no sábado, dia 13, na Praça da Matriz, com o show abertura de Márcio Guima(sobrinho de Clara) prosseguindo com a Velha Guarda da Portela(escola da cantora),e o Conjunto Nosso Samba( músicos que acompanhavam Clara). Shows seguintes: Dia 14, Maurício Tizumba, 19- Show "O teatro mágico", dia 20 Roberta Campos e Zé Ramalho e encerrando dia 21 show de Chico Lobo.

Eventos paralelos acontecerão também na Casa de Cultura Clara Nunes, onde são realizadas, durante todo o ano, oficinas de dança, música, canto, artes cênicas, teatro, capoeira, jongo e artes plásticas.Considerada uma das maiores intérpretes de samba do país, Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, conhecida como Clara Nunes faria 69 anos em 12 de agosto de 2011.

 Pelo sexto ano seguido a secretaria Municipal de Cultura de Caetanópolis-MG, convida a todos para o evento que celebra o aniversário de Clara, no dia 12 de agosto.O Festival Cultural Clara Nunes é uma grande festa com o objetivo de fomentar a cultura local e cidades circunvizinhas, discutindo a obra , o mito Clara Nunes.

 
Contatos:(31) 3714-7430

Clique para ampliar o cartaz

A Casa de Cultura Clara Nunes foi inaugurada em agosto de 2007 e tem como objetivo trabalhar a cultura em muitos segmentos, atraves de oficinas artisticas, palestras, exposições, recitais, apresentações, além do resgate da obra da cantora Clara Nunes.


Como surgiu o Festival Cultural Clara Nunes
(depoimento da secretária de Cultura Adriana Andrade)



Desde o falecimento de Clara Nunes em 02 de abril de 1983, Caetanópolis devia uma justa homenagem a cantora que nasceu aqui. Clara Nunes tem sua história gravada em nossa cidade, em muitos Natais, Caetanópolis contou com a presença de Clara que vinha cantar com as pastorinhas e rever a família e amigos, enchendo de alegria o povo simples de sua cidade. Depois de 1983, Caetanópolis e o Brasil perdeu um mito, a voz de Clara se foi, mas continua ecoando no coração de muitos fãs pelo mundo afora. E foi assim que a ideia surgiu. Não deixar que a obra maravilhosa de Clara se perdesse, era mais que uma obrigação, uma deliciosa obrigação .

E mostrar que este talento nasceu aqui, no Cedro (hoje Caetanópolis) era uma questão de tempo, Em 1995, realizei uma semana em homenagem a cantora, juntamente com mais dois personagens ilustres em Caetanópolis Dr. Guilherme e Zé Bedeu mas sempre sonhei em poder fazer algo maior , tanto para a obra de Clara como para Caetanópolis que só tem a ganhar com um festival. Assim surgiu a oportunidade , em 2005 fui convidada pelo prefeito Romário para trabalhar com a cultura , então foi apresentado o projeto do Festival Cultural Clara Nunes, que só veio a acontecer em 2006, iniciando pequeno , mas com a certeza que Caetanópolis iria mudar os rumos culturais , dando a oportunidade da própria cidade conhecer a obra de Clara Nunes além é claro de dar a oportunidade a outros caetanopolitanos de mostrarem seus talentos na música, danças, artesanatos, enfim, de sair do anonimato e poderem crescer.

por Adriana Andrade


Foto: Adriana Andrade, Romário Vicente, Gilberto Gil, Maria Gonçalves, irmã de Clara.


Nenhum comentário: