Blog Clara Nunes: Terceira peça teatral em homenagem à Clara Nunes

18 julho 2008

Terceira peça teatral em homenagem à Clara Nunes

Clara Nunes é tema de musical em cartaz em São João del Rey . O musical foi escrito especialmente para a cantora pelo diretor Adyr Assumpção.
O instrumentista Maurício Tizumba e a cantora Rita Medeiros
estrelam a peça"Clara Estrela"
Ícone do samba, a cantora mineira Clara Nunes ganha homenagem especial no Inverno Cultural, festival realizado em São João del-Rei até dia 26. Exposição, shows e palestras lembram a importância da intérprete dos clássicos Contos de areia e Canto das três raças. A obra de Clara Nunes não se limita à gravação de belas canções, à voz afinada ou ao carisma no palco. A artista de Paraopeba soube expressar como ninguém a força das raízes afro-brasileiras. O diretor e ator Adyr Assumpção escreveu o espetáculo especialmente para o festival. Clara estrela, em cartaz até domingo, no Teatro Municipal de São João del-Rei, é biografia musical que aborda o rico universo estético de compositores lançados e gravados pela mineira. Além disso, a montagem resgata gênero tradicional na história são-joanense: o teatro musical.Tudo começa com a louvação à morte da artista. O espectador fica conhecendo a trajetória dela, suas canções e a luta para se firmar no show business. Menina pobre do interior de Minas, Clara foi tecelã, cantora de rádio, participou de programas de auditório, foi artista da noite e musa da MPB. A folia-de- reis, que tanto a emocionava, encerra a montagem. “Não há limite entre o erudito e o popular. Quem for assistir à peça terá uma visão musical amplificada”, explica Adyr Assumpção.
Rita Medeiros e Maurício Tizumba têm a missão de relembrar Clara no palco. Cantora profissional há 18 anos, Rita chama a atenção para a riqueza do repertório da homenageada. Mestre dos tambores mineiros, Tizumba conhece como ninguém a cultura afrobrasileira que tanto encantou a intérprete de Morena de Angola – canção de Chico Buarque que ganhou cores especiais na voz de Clara Nunes. O espetáculo, no entanto, não se limita ao samba. MPB e canto lírico fazem parte do programa.
Um dos objetivos do Inverno Cultural é incentivar as atividades de extensão acadêmica. Alunos de música da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) participaram de seleção e 14 integram o elenco de Clara estrela. A direção musical é da professora Thaís dos Guimarães."Clara Estrela" Espetáculo de Adyr Assumpção (concepção e direção) e Rita Gusmão (assistente de direção). Com Thaís dos Guimarães (direção musical), Doriedson Santana (arranjador e maestro), Maurício Tizumba (ator e cantor), Rita Medeiros (cantora), Grupo Mucambo e alunos do curso de música da UFSJAté domingo, às 20h, no Teatro Municipal de São João del-Rei. Fonte:Jornal Estado de Minas- EM Cultura

Um comentário:

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.