Blog Clara Nunes: setembro 2013

27 setembro 2013

Breve, DVD Fabiana Cozza homenagem á Clara Nunes

Fabiana Cozza, Thiago Delegado e Fernando Bento em BH


Os presentes no Granfinos(Casa de show em BH) terão a chance de ouvir não só os trabalhos solo de Fabiana, mas também do DVD gravado em agosto em homenagem a Clara Nunes, que chegará Às lojas em dezembro deste ano. O documentário foi pensado a partir da fala afetiva da irmã de Clara, a Dindinha. Guiados por suas lembranças,  personalidades que fizeram parte da vida pessoal da ‘Guerreira’ como as cantoras Elza Soares e Deli Moreira (Jongo da Serrinha), sua amiga Durvalina, o compositor Wilson Moreira e o produtor artístico Adelzon Alves foram  fontes vitais para sentir e viver Clara mais de perto.  Será uma noite abençoada de Samba.
-Delegas Samba Clube convida Fabiana Cozza e Fernando Bento
Data: 11 de outubro de 2013
Dia e horário: sexta-feira a partir das 22h
Local: Granfinos – Av. Brasil, 326 – Santa Efigênia
Ingressos: 1º Lote: R$15 (meia) | R$30 (inteira)
Pontos de venda: no local – Segunda à sexta-feira, das 14 às 19h
Loja Saravá – Rua Fernandes Tourinho, 35, loja 107, Savassi.
Pontos on line: www.sympla.com.br/granfinos
Informações: (31) 3568 8362
Site: www.granfinos.com.br

Fonte:www.ocenosamba.com.br

12 setembro 2013

Sidnei Rezende- Memorial Clara Nunes



SRZD

MEMORIAL CLARA NUNES

Em Caetanópolis - MG cidade natal da cantora, que fica localizado o Memorial Clara Nunes, a 100 quilômetros de Belo Horizonte (outro do gênero que tenho conhecimento fica no RJ, dedicado a Carmem Miranda). Com uma exposição de peças, roupas, discos, prêmios e demais objetos pessoais da artista. A instalação do museu serve também como teatro, com iluminação cenográfica e ilha de som, tendo espaço dedicado as atividades artísticas e culturais da comunidade.
O legado de Clara Nunes está exposto em cinco módulos: A obra, O acervo de indumentária, A vida, Os troféus e A discografia. No salão principal está montada a primeira exposição, com o panorama da carreira da cantora, que vai do envolvimento de Clara com a religião (imagens católicas, budistas e umbandistas, além de atabaques como pedestais, guias, velas, livros  kardecistas e objetos do candomblé) até a documentação dela (CPF, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Certidões de Nascimento e Casamento, entre outros). Peças de roupa (dezoito ao todo, entre quimonos, fantasias, faixas e vestidos usados por ela em shows como Brasileiro: Profissão Esperança), Discos de Ouro (sete) e Acessórios, como as famosas tiaras de conchas também compõem o acervo, repleto de fotografias de Clara Nunes ao lado de artistas como Clementina de Jesus, Elis Regina, Maria Bethânia, Gal Costa e Marisa Gata Mansa.
Relembre alguns dos álbuns marcantes de Clara Nunes: "Brasileiro: profissão esperança" (1974); "Alvorecer" (1974); "Canto das três raças" (1976); "Guerreira" (1978); "Brasil mestiço" (1980).
CLARA NUNES E O G.R.E.S. PORTELA: Clara foi uma das cantoras que mais gravou canções dos compositores da Portela, escola de seu coração. Além da homenagem em forma de um busto na entrada de sua quadra, a escola de Madureira já teve em um dos seus enredos, em 2012, Clara Nunes como condutora do enredo que tinha como tema a Bahia. Em 2004, com um belíssimo samba enredo que dizia em um dos seus versos: "É cheiro de mato É terra molhada É Clara Guerreira Lá vem trovoada", a Escola tinha como enredo "Contos de Areia".
Esse memorial é o mínimo que se pode fazer por quem tanto fez pela MPB 
MEMORIAL CLARA NUNES: Rua Fernando Lima, 250, Centro, Caetanópolis. Funcionamento: quinta e sexta-feira, das 14h às 18h; sábado e domingo, das 9h às 18h. Informações: (31) 3714-6702. (31) 8725-5502


Contato