Blog Clara Nunes: março 2010

21 março 2010

Memorial

Agora é oficial. O Memorial Clara Nunes recebe do governo de Minas recursos para a construção da casa que vai abrigar o acervo pessoal da nossa homenageada! Em 19 de março de 2010 o município de Caetanópolis-MG, terra natal de Clara Nunes foi visitada por uma comitiva de 40 pessoas à convite do Deputado estadual Ademir Lucas, que trouxe a notícia tão esperada há mais de 20 anos: a concretização do Memorial Clara Nunes, viabilizada com verba destinada à construção da casa que vai abrigar o acervo restaurado e catalogado pela Faculdade Federal de São João Del Rey, e mantido carinhosamente pela irmã de Clara, Maria Gonçalves , a Dindinha, como Clara gostava de chamá-la.
A obra terá início imediato com previsão de abertura ao público ainda este ano. A emoção tomou conta de todos presentes na cerimônia da entrega do Projeto de Lei do Deputado (leia o post abaixo).
"Eu vou-me embora prá Minas Gerais agora,
eu vou pela estrada afora, tocando o meu candongueiro"!!!!

17 março 2010

O Memorial Clara Nunes vira realidade!

O deputado mineiro Ademir Lucas,esteve em outubro de 2009, no município de Caetanópolis, onde encontrou com a irmã da cantora Clara Nunes, Maria Gonçalves (Mariquinha). Durante a visita, ela agradeceu ao deputado por ter sido autor da lei que deu nome ao Teatro da Imprensa Oficial de Minas Gerais, em Belo Horizonte, de Teatro Clara Nunes,no ano de 1988.
Ademir Lucas se revela o primeiro político mineiro a trabalhar desde a morte de Clara para seu reconhecimento em Minas e no Brasil."Ela honrou a cultura brasileira e de Minas" .Na ocasião, ele assumiu o compromisso de continuar lutando pela preservação da memória da cantora, inclusive em apoiar a instalação do museu que irá perpetuar definitivamente a sua obra musical.
Visitas ao município estão previstas para este fim de semana juntamente com o radialista Acyr Antão da Rádio Itatiaia,que sempre lembra de Clara Nunes em seus programas.
Agora, em março de 2010 vem a notícia que todos esperávamos: O governo de Minas Gerais abraça o projeto do Memorial Clara Nunes atestando ao acervo o título de Utilidade Pública.
O espaço, doado pelo sobrinho de Clara Nunes, Sued Gonçalves, abrigará o Memorial-Museu com obras previstas para este ano até 2011. Uma luta de todos que desde meados dos anos 80 vêm esperando tornar realidade esse reconhecimento à filha ilustre de Caetanópolis.
De nossa parte,ficamos felizes em participar a todos essa notícia tão esperada,e gratos à classe política de Minas.
Maria Gonçalves(a Dindinha) e o deputado Ademir Lucas.
o acervo da cantora guardado pela irmã Dindinha
Norma: LEI 18733 2010
Data: 05/03/2010
Origem: LEGISLATIVO
Ementa: DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA O INSTITUTO CLARA NUNES - ICN -, COM SEDE NO MUNICÍPIO DE CAETANÓPOLIS. Fonte: PUBLICAÇÃO - MINAS GERAIS DIÁRIO DO EXECUTIVO - 06/03/2010 PÁG. 1 COL.
Indexação: UTILIDADE PÚBLICA, ENTIDADE, MUNICÍPIO, CAETANÓPOLIS.
Catálogo: UTILIDADE PÚBLICA.
Texto:
Declara de utilidade pública o Instituto Clara Nunes - ICN -, com sede no Município de Caetanópolis. O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes,decretou e eu, em seu nome, promulgo a seguinte Lei:
Art. 1º Fica declarado de utilidade pública o Instituto ClaraNunes - ICN -, com sede no Município de Caetanópolis.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, aos 5 de março de2010; 222º da Inconfidência Mineira e 189º da Independência doBrasil.
AÉCIO NEVES
Danilo de Castro
Renata Maria Paes de Vilhena

16 março 2010

Portela

Foto reprodução: Portela Web
O novo site da Portela está de cara nova trazendo uma
bela homenagem à Clara Nunes, no texto "Celeiro de bambas".
Não deixe de visitar:

13 março 2010

Boneca Clara Nunes-LP Nação

Incrível trabalho do artista Marcus Baby!
É admirável a semelhança com Clara Nunes.
Visite sua página no link abaixo.
"Estava numa loja de artigos para presente quando me deparei com essa Barbie cujo o rosto me trouxe a lembrança da enigmática cantora Clara Nunes. Nem estava nos meus planos fazê-la agora mas ela literalmente “me chamou”... Comprei a boneca e iniciei minha pesquisa para ver em que visual customizaria a minha “Clara”! Após conversar com fãs, fuçar arquivos, mexer em fotos e videos, decidi de última hora que ela ficaria linda e serena se eu a recriasse tal qual o ensaio fotográfico do clipe “Nação”, com aquela coroa de flores na cabeça e juba avermelhada..."