22 setembro 2008
19 setembro 2008
Clara Sempre!
Enquanto não é lançado o DVD anunciado pela gravadora EMI Music com a reunião de clipes gravados por Clara Nunes (1942 - 1983) para o programa Fantástico, a Som Livre põe nas lojas mais uma coletânea da Guerreira, na série Sempre. Aliás, um título até apropriado sob todos os aspectos, pois a compilação revive os sucessos de sempre. Esta é a seleção da coletânea Clara Nunes Sempre:
1. Juízo Final (1975)
2. Coração Leviano (1977)
3. Morena de Angola (1980)
4. Ê Baiana (1971)
5. O Mar Serenou (1975)
6. Feira de Mangaio (1979)
7. Nação (1982)
8. Conto de Areia (1974)
9. Canto das Três Raças (1976)
10. Portela na Avenida (1981)
11. Tristeza Pé no Chão (1973)
12. Menino Deus (1974)
13. As Forças da Natureza (1977)
14. Na Linha do Mar (1979)
Texto: Mauro Ferreira:
http://blogdomauroferreira.blogspot.com/
11 setembro 2008
05 setembro 2008
Vídeos inéditos
Três novos vídeos foram incluídos no site Jovem Pan.
Antes do anunciado DVD a ser lançado pela Globo Marcas estão sendo disponibilizadas na net várias imagens de clipes gravados ao longo de sua carreira,programas de tv, entrevistas, etc. Para os fãs uma saída:
assistir na net por enquanto...
Veja abaixo clicando no link do site.
"Na linha do mar"
Jovem Pan online:
03 setembro 2008
02 setembro 2008
Lançamento: CD histórico
“Poeta, Moça e Violão” registra show de Vinicius de Moraes, Clara Nunes e Toquinho
O belo e o estranho casados em CD de valor histórico
Daniel Barbosa(Jornal O Tempo)
01/09/2008
Num primeiro momento, o que se impõe falar sobre "Poeta, Moça e Violão" - álbum que registra uma série de shows realizados em 1973, que reuniram Vinicius de Moraes, Toquinho e Clara Nunes - é de seu valor histórico.Com efeito, trata-se de um material que por muito pouco não se perde. A série de shows "Poeta, Moça e Violão" foi gravada em fitas cassete, sem qualquer tipo de preocupação com um registro profissional ou posterior lançamento em disco. Essas fitas ficaram guardadas por 35 anos com Paulo César Pinheiro, marido de Clara, que, depois de tanto tempo, resolveu cedê-las para o produtor José Milton.Para recuperar o material gravado de maneira a torná-lo minimamente apto ao lançamento em CD foi empregada vasta aparelhagem analógica e digital, além de programas de computador criados especificamente para restauração das músicas. Entende-se, pois, o valor histórico dessa empreitada. Mas o resultado vai além disso. Ao longo das 17 faixas que se conseguiu recuperar (16 delas são assinadas por Vinicius, sozinho ou com parceiros diversos, de Pixinguinha ao próprio Toquinho), o que se ouve e o universo em que se mergulha é o da beleza e o da estranheza, combinados de maneira harmônica.
A beleza está na própria obra, em músicas de pungência superlativa, como "Serenata do Adeus" ou "Poema dos Olhos da Amada", e também em sambas vivazes, como "A Felicidade" ou "Como Dizia o Poeta". Também está na exuberância da voz de Clara e do violão de Toquinho. A qualidade da gravação é irregular, há claras diferenças de registro entre uma faixa e outra e é possível perceber timbres e texturas que parecem vir do além, que não estão em consonância com os arranjos econômicos das músicas. Curiosamente, isso não é um problema.Pelo contrário, reside aí a porção de estranheza, que não deixa de ser instigante. É como se a parafernália usada apenas para o bom restauro da obra tivesse extrapolado essa função primeira e criado um ambiente sonoro paralelo. Em suma, é possível captar naquilo que se supõe deficiência algumas sutilezas que ampliam a percepção auditiva.
Agenda:Poeta, Moça e violão", de Vinicius de Moraes, Clara Nunes e Toquinho. Lançamento Biscoito Fino. R$ 22, em média.
"Poeta, Moça e Violão"
Destaques do repertório
"Serenata do Adeus"
"Rancho das Flores"
"Lamento"
"Rancho das Namoradas"
"Poema dos Olhos da Amada"
"Samba em Prelúdio"
"Samba de Orly"
"Cotidiano nº 2"
"Regra Três"
"Como Dizia o Poeta"
recuperadas e reunidas no CD 'Poeta, Moça e Violão'
Nova coletânea
01 setembro 2008
Clara no Chacrinha
Assinar:
Postagens (Atom)